Anúncios
Um rastro luminoso no céu chamou a atenção de moradores, em Sarapuí (SP), na noite de segunda-feira (24). O estudante Douglas Pulga contou que saiu de casa para pegar um balde, quando viu algumas “estrelas”. Em seguida, outros pontos luminosos surgiram no céu.
“Fiquei assustado, porque não é algo que a gente vê no dia a dia. Comecei a contar e vi mais de 20 ‘estrelas’, mas passaram bem mais. Chamei minha família. Meus pais acharam que estava ‘acabando o mundo’. Foi engraçado e assustador ao mesmo tempo”, conta.
Anúncios
A reportagem entrou em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que afirmou que os pontos luminosos são a Constelação de Satélites Starlink e informou que é comum visualizar a linha luminosa em algumas regiões do país.
O Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga (SP) afirmou também que trata-se da constelação de satélites, que é um projeto em desenvolvimento pela empresa SpaceX para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.
Anúncios
“O fenômeno tem se tornado comum, com novos lançamentos da empresa americana no ano de 2020. O avistamento dos satélites ocorre normalmente após o pôr ou antes do nascer do sol, dependendo da trajetória do satélite no céu e da inclinação em relação ao sol. Os satélites não possuem luz própria como as estrelas, apenas refletem a luz solar”, explica o professor de física e astrônomo Rodrigo Raffa.
De acordo com Rodrigo, os satélites puderam ser vistos no início da noite de segunda-feira em diversas cidades do estado de São Paulo, no noroeste em direção ao sudoeste. Em outras ocasiões, eles também foram fotografados em outras cidades da região.
É possível consultar pela internet em quais ocasiões será possível ver os satélites Starlink à noite.
Fonte: G1