29 março, 2024

Últimas:

Consórcio imobiliário: tire suas principais dúvidas

Anúncios

Realizar o sonho da casa própria exige planejamento. Com certeza você já escutou a frase em algum momento de sua vida. Afinal, é preciso considerar a compra de um imóvel como um investimento de longo prazo.

Ao investir em um imóvel você estará desembolsando um alto valor. Tanto que são raros os casos de pessoas que compram casas ou apartamentos à vista.

Anúncios

Ainda assim, não contar com todo o dinheiro necessário para a realização deste sonho não é motivo para desistir. Isso porque existem boas alternativas, como os financiamentos e o consórcio imobiliário.

Tem dúvidas sobre esta segunda opção e quer entender se vale a pena para você? Conheça mais sobre o consórcio imobiliário.

Anúncios

O que é o consórcio imobiliário?

Consórcio imobiliário é uma modalidade de crédito em que um grupo de pessoas se reúne com um objetivo em comum. No caso, a compra de um imóvel, que pode ser comercial ou residencial.

Com o pagamento de parcelas mensais, é feita uma poupança, que irá ajudar cada um dos membros do grupo do consórcio a adquirir a casa ou apartamento que tanto deseja.

Como funciona?

Após definir o quanto poderá investir, a administradora de consórcios irá colocá-lo em um grupo com os mesmos interesses. Mensalmente será necessário pagar uma parcela, que formará uma poupança, administrada pelo consórcio.

Ao ser contemplado em sorteio ou terminar de pagar as parcelas, você recebe uma carta de crédito para que possa realizar a compra do imóvel.

Como posso ser contemplado?

Existem três formas de ser contemplado: por sorteios, lances ou ao término do pagamento das parcelas do consórcio. No primeiro caso, se o consorciado está em dia com seu consórcio, ele pode participar dos sorteios que acontecem todos os meses. Se sorteado, recebe a carta de crédito.

Os lances são como um leilão. A pessoa paga um determinado valor, maior do que os de seu parcelamento e aumenta suas chances de ser contemplado no sorteio.

Já a última forma de ser contemplado não exige muitas explicações. Assim que termina o pagamento das parcelas, o consorciado tem direito à carta de crédito.

Existem juros ou taxas?

Uma das grandes vantagens dos consórcios imobiliários está em não existir cobrança de juros. Afinal, ao fazer uma poupança, o objetivo é adquirir o imóvel à vista.

No entanto, taxas estão presentes nesta modalidade de crédito. No caso, a taxa administrativa, o seguro e o fundo de reserva. Ainda assim, em comparação com um financiamento, o consórcio pode ser mais vantajoso.

Como é calculada a parcela do consórcio?

Dentro da parcela paga mensalmente estão inclusas as taxas cobradas pela administradora e o valor mínimo necessário para fazer a poupança do grupo em que o consorciado participa. Pode incluir outras obrigações, descritas no contrato da empresa.

Vale a pena ser um consorciado?

Adquirir um imóvel através de consórcio pode demorar mais tempo do que por outras modalidades de crédito. Então, é preciso considerar se existe pressa em ter a casa própria. Se a resposta foi não, para você, vale a pena ser um consorciado.

Quais são as regras mais importantes do consórcio imobiliário?

Assim como qualquer modalidade financeira, existem regras que garantem o bom funcionamento dos consórcios. Você deve estar ciente que a administradora precisa ter autorização do Banco Central para funcionar, é possível perder o direito ao consórcio em caso de atrasos e que as parcelas podem ser adiantadas.

O que acontece se atrasar as parcelas?

Em caso de atrasos nas parcelas do consórcio, o consorciado perde o direito de participar dos sorteios e lances. Caso já tenha sido contemplado, pode perder a carta de crédito. Quando existem muitos atrasos, que podem prejudicar o grupo, há também a possibilidade de ser removido do consórcio. Afinal, outras pessoas podem sair no prejuízo.

Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias