14 de julho, 2024

Últimas:

Conheça as maravilhas escondidas do Agreste Pernambucano

Anúncios

O Brasil é um país de inúmeras possibilidades: do Oiapoque ao Chuí, encontramos formações rochosas, árvores pequenas e grandes, lagos, rios, mares.

Quem está em busca de conhecer novas paisagens e abandonar as noções pré-concebidas de lugares do país precisa conhecer as belezas do Agreste Pernambucano, como as cidades de Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Riacho das Almas.

Anúncios

Precisa de um empurrãozinho para decidir o seu próximo passeio? A Viação Expresso Guanabara, por meio da passagem guanabara, oferece aos viajantes a chance de desvendar alguns desses encantos.

Confira abaixo algumas informações relevantes sobre as cidades mais bonitas do Agreste.

Anúncios

Santa Cruz do Capibaribe

A cidade é, de acordo com material exposto no site oficial do Governo de Santa Cruz do Capibaribe, a maior produtora de confecções de Pernambuco e a segunda maior do Brasil. No Santa Cruz Moda Center você pode encontrar muitas peças diferenciadas e com preços acessíveis.

Além disso, o turista também pode fazer ecoturismo na cidade. O Sítio Arqueológico da Serra do Pará, por exemplo, conta com cavernas com pinturas rupestres diversas. O Parque Florestal Fernando Silvestre, por sua vez, tem espaços para corrida em meio à natureza, área para crianças, lagos e muito verde.

Os que gostam de trilhas e aventuras gostarão também de desvendar a Pedra do Pará: após subir as suas ladeiras, vale parar no mirante e visualizar a cidade inteira.

Riacho das Almas

A cidade de Riacho das Almas está localizada a, aproximadamente, 140 km de Recife.

Assim como em Santa Cruz do Capibaribe, há a predominância de confecções na cidade. As vendas, no entanto, tendem a ocorrer em outros espaços menos visados, assim, deixe para fazer as suas compras no Santa Cruz Moda Center mesmo.

É uma cidade pequena, normalmente tranquila, com uma imensa quantidade de verde. Quem está precisando de “um tempo da cidade grande” pode se beneficiar do silêncio existente em meio aos ipês. Os praticantes de atividades físicas também podem aproveitar o espaço para correr, jogar futebol e, em alguns casos, até para praticar voo livre.

Anualmente, entre julho e agosto, Riacho das Almas recebe o Festival da Vila do Vitorino. Nele, bandas de brega, sertanejo e forró, grupos de ciranda e roda de coco e até blocos de Carnaval se juntam para cantar e brindar a vida. Para quem gosta de agito diferenciado, eis uma excelente oportunidade!

Uma dica final: compre as obras dos artesãos locais. Além de serem lindas, você estará contribuindo diretamente para a manutenção da qualidade de vida de uma série de famílias e para a economia da cidade.

Taquaritinga do Norte

Conhecida como “Dália da Serra”, Taquaritinga é uma cidade realmente florida: por lá, as dálias estão presente nas praças, nos jardins e na decoração.

É uma cidade especial para quem gosta de temperaturas mais amenas: por ter grande altitude, apresenta clima morno durante o verão e um friozinho aconchegante no inverno. Quando as temperaturas estiverem mais baixas, vale a pena beber algumas xícaras do café local, que é feito com um grão diferenciado, o Arábica Típica.

De sabor palatável e adocicado, os cafés produzidos com esse grão são apreciados no mundo inteiro. Não por acaso, a cidade é a maior produtora de café do Agreste,  e vende muito bem.

Taquaritinga do Norte também conta com turismo de aventura e ecoturismo. A Rampa do Pepê, por exemplo, é largamente utilizada por praticantes de voo livre. As rampas e espaços verdes são um convite a passeios, corridas e trilhas. Sempre peça a opinião de um guia local, no entanto, uma vez que desbravar a natureza sozinho nem sempre é uma escolha segura.

Por fim, o receptivo distrito Pão de Açúcar, que também fica em Taquaritinga e é conhecido como a “capital da camisaria”. Aproveite para renovar o estoque de peças para o trabalho, lazer e vida cotidiana — pelo menos até a sua próxima ida à cidade!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Maria Bozzoni Lourenço – 85 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 15/07/24 às 10h Velório Complexo Funerário Anúncios Genitora...

Categorias