25 de julho, 2024

Últimas:

Conheça as estátuas religiosas gigantes construídas no Brasil

Anúncios

Um dos principais monumentos religiosos do Brasil e incluído na lista das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está entre as maiores estátuas do país.

Além dele, outros monumentos espalhados em diversas regiões brasileiras também são atrações turísticas aos devotos. Entre elas, a estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN), com 56 metros de altura.

Anúncios

Estátuas religiosas gigantes construídas no Brasil. (Foto: Arte: Rodrigo Magalhães/TV Vanguarda)

Na última semana, em Aparecida (SP), foi inaugurada a estátua de Nossa Senhora Aparecida, às vésperas do Dia da Padroeira – celebrado nesta quinta-feira (12). O monumento tem 50 metros de altura.

Não há uma lista oficial das maiores estátuas religiosas no país, mas um levantamento do g1 reúne algumas delas que chamam a atenção pela altura. Veja a lista abaixo:

Anúncios

Santa Rita de Cássia – 56 metros

Localizada em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, a imagem de Santa Rita de Cássia tem 56 metros de altura. Inaugurada em junho de 2010, tem visitação pública e ,à época, a obra teve um investimento de R$ 6 milhões.

Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (Foto: Canindé Soares)

Nossa Senhora Aparecida – 50 metros

A mais recente das estátuas está entre as maiores do país. Em Aparecida, no interior de São Paulo, terra da Padroeira do Brasil, o monumento foi inaugurado no último sábado (7) e está localizado no bairro Itaguaçu.

Os interessados não precisam pagar para visitar a estátua, que fica em espaço aberto para visitação das 6h às 23h. A entrada é gratuita.

Estátua de 50 metros de Nossa Senhora é inaugurada em Aparecida (Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda)

Nossa Senhora de Fátima – 45 metros

Inaugurada em junho de 2014, na região do Cariri, em Crato, no Ceará, a imagem de Nossa Senhora de Fátima tem 45 metros de altura.

Em 2018, o governo cearense inaugurou a urbanização do espaço em torno da obra: o Horto de Nossa Senhora de Fátima. O local recebe milhares de fiéis anualmente, principalmente durante o mês de maio – mês de festividades à Santa.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, no Ceará (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

Cristo Protetor – 43,5 metros

No sul do país, mais uma obra gigante movimenta a fé dos devotos. Em Encantado, no Rio Grande do Sul, está localizada a estátua do Cristo Protetor, com 43,5 metros de altura. A visitação ao monumento custa R$ 30 por adulto e crianças até 12 anos não pagam.

Procissão aos pés do Cristo Protetor de Encantado (Foto: Associação Amigos de Cristo)

Cristo Redentor – 38 metros

Um dos principais cartões postais do país, o Cristo Redentor tem 38 metros de altura e está entre as sete maravilhas do mundo. O monumento está localizado no alto do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro (RJ), e foi inaugurado em outubro de 1931.

Os valores para visitação variam de acordo com o dia e o ponto de embarque escolhidos pelo visitante.

Cristo Redentor (Foto: Reprodução/TV Globo)

Buda – 35 metros

Ainda no Sudeste, em Ibiraçu, no Espírito Santo, está localizada a estátua de Buda. Com 35 metros de altura, a estátua fica na entrada do Mosteiro Zen Budista, que é o maior da América Latina, e levou mais de um ano para ficar pronta. São 350 toneladas de ferro, aço e concreto. É a segunda maior estátua de Buda no mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China.

Buda gigante em Ibiraçu chama a atenção de quem passa pela BR-101 no ES. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Monumento do Cristo – 31,5 metros

Inaugurado em 2011, o ‘Monumento do Cristo’ de Elói Mendes, em Minas Gerais, conta com a imagem com 31,5 metros de altura, segundo a prefeitura. O monumento está localizado no Bairro do Cristo, às margens da rodovia BR-491, tendo sido construído em etapas.

Cristo de Elói Mendes (MG) (Foto: Reprodução/EPTV)

Padre Cícero – 30 metros

Construída em homenagem a Padre Cícero, a estátua que leva o nome do homenageado está localizada em Juazeiro do Norte, no Ceará, e possui 30 metros de altura. A obra foi inaugurada em novembro de 1969 e a visitação no local funciona das 7h às 21h.

Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, na reabertura pós-covid (Foto: Claudiana Mourato/TV Verdes Mares)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Crescimento de 150% nos ISBNs registrados revela tendência promissora na literatura ...

Categorias