23 abril, 2024

Últimas:

Congresso Nacional ganha cores do arco-íris em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI

Anúncios

A sede do Congresso Nacional, em Brasília, foi iluminada com as cores do arco-íris, em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), comemorado neste domingo (28). A projeção ocorreu por cerca de 15 minutos, às 20h.

É a primeira vez que o Congresso recebe esse tipo de projeção na data. A iniciativa é do coletivo Brasília Orgulho, responsável pela organização da parada LGBTI da capital.

Anúncios

Como Brasília não pôde ter o evento neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o grupo decidiu levar a ideia ao senador Fabiano Contarato (Rede-ES). O parlamentar pediu permissão à Primeira-Secretaria da Casa do Senado, que autorizou o ato.

“Ver o arco-íris projetado no Congresso Nacional é, simbolicamente, avançar em um espaço que tem negado direitos de cidadania plena a nós, LGBTI+. Nenhuma lei federal foi aprovada por este Congresso Nacional. Tudo o que obtivemos veio de lutas e conquistas no Judiciário! Mas precisamos das leis federais e nisso a visibilidade é um importante caminho. As pessoas têm que entender que orientação sexual não define caráter”, afirma o senador.

Anúncios

No Twitter, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também comentou o ato. “No Dia Internacional do Orgulho LGBTI, o Senado Federal projetará as cores do arco-íris na sede do Parlamento, a partir das 20h. Em uma sociedade plural, não pode haver espaço para preconceito. O Congresso Nacional respeita a diversidade.”

Dia do Orgulho LGBTI

O Dia do Orgulho LGBTI é comemorado mundialmente em 28 de junho, mesma data em que, em 1969, teve início a revolta de Stonewall. O episódio é um dos mais importantes na história da luta pela defesa dos direitos dessa comunidade.

À ocasião, um grupo de pessoas LGBT fizeram manifestações contra a repressão policial em bares gays de Nova York. O episódio é considerado o berço da luta pela libertação homossexual no mundo.

Fonte: G1

Últimas

SuperFrete prioriza vagas 100% em trabalho remoto

SuperFrete prioriza vagas 100% em trabalho remoto

23/04/2024

Enquanto o mercado brasileiro vê uma redução nas ofertas de trabalho home office, a SuperFrete, startup...

Categorias