24 abril, 2024

Últimas:

Concreto utilizado para cobrir cratera aberta na Marginal Tietê poderia erguer 6 prédios de 16 andares

Anúncios

A quantidade de concreto necessário para cobrir a cratera que se abriu na Marginal Tietê, após o asfalto ter cedido ao lado de obra do Metrô da Linha 6-Laranja na Zona Norte de São Paulo, na manhã de terça-feira (1º), poderia erguer 6 prédios de 16 andares, segundo informações da empresa Concreserv, responsável pelo serviço.

Um edifício de 16 andares usa em média 2 mil metros cúbicos de concreto e a previsão é a de que a obra utilize 13 mil metros cúbicos para preencher a cratera.

Anúncios

Cratera da Marginal Tietê é concretada para evitar risco de novas erosões após desmoronamento em obra do Metrô (Foto: Reprodução TV Globo)

São necessárias cerca de 1.600 viagens de caminhão para transportar essa quantidade de concreto. Além disso, estão sendo usadas cerca de sete bombas que injetam 200 metros cúbicos de concreto por hora no local.

A cratera e o túnel de ventilação estão sendo concretados para dar mais sustentação e evitar novos deslizamentos na pista da Marginal Tietê, além de apoiar a tubulação de esgoto rompida para poder efetuar os reparos. O esgoto de 9 bairros que passava pela tubulação rompida foi transferido para outra rede coletora paralela.

Anúncios

Processo de concretagem da cratera aberta na Marginal Tietê. (Foto: Elcio Horiuchi/arte g1)

O reparo da tubulação ainda não tem prazo para começar, pois será necessário aguardar o término da concretagem e retirada da água que vazou, e que será feita pelo poço da obra do Metrô que fica do lado contrário da marginal.

De acordo com o Paulo José Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos, serão injetados 5 mil cúbicos de argamassa com concreto.

“Vai ser colocado [argamassa com concreto] para substituir a terra que tinha e foi solapada. Posteriormente, vão ser colocadas também algumas estacas ao longo da marginal para poder sustentar todo o terreno que está lá”, disse.

Inicio da concretagem

A concretagem do mega buraco começou já na madrugada de terça para quarta (2) e cerca de 120 caminhões da empresa estão se revezando para transportar cerca de 20 mil toneladas de concreto de sete usinas da Concreserv até o local do acidente, disse Fábio Novaes, presidente da empresa.

“Tivemos que suspender o atendimento de outros clientes para atender aqui emergencialmente, para não desmoronar ainda mais a pista. Vai dar entre oito e 10 mil metros de concreto, que corresponde a cerca de 1.000 a 1.200 viagens de [caminhões] de concreto para poder conter o desmoronamento. Essa estimativa é mínima, isso se o desmoronamento não estiver dentro do túnel”, afirmou.

Na manhã desta quarta-feira (2), caminhões de pedras também foram registrados na região transportando pedras que serão usadas para a estabilização do buraco. As pedras estão sendo jogadas dentro do buraco, junto com a argamassa.

Segundo Paulo José Galli, secretário de Transportes do estado, os custos extras com o solapamento, como os gastos com rochas e concreto, serão pagos pela Acciona, pois já estão inclusos nos riscos de engenharia. O valor de concessão do contrato não vai aumentar.

Esgoto da região central

O secretário de Transportes afirmou que no momento a prioridade é liberar a pista central da Marginal Tietê, que deve ocorrer em um prazo de até 10 dias. Ele também disse que o esgoto que vazou no poço de ventilação e na cratera será retirado pelo outro fosso localizado no sentido Castello Branco da marginal, já que a água alagou todo o túnel, que interliga os dois pontos.

“As rochas são colocadas no fosso de ventilação para dar estabilidade ao sistema todo e uma vez dando estabilidade nós vamos fazer a remoção do esgoto através do fosso do outro lado da Marginal Tietê”, explicou Galli.

O tatuzão que estava no túnel no momento do desmoronamento foi danificado e novas peças serão compradas para reformá-lo.

Segundo Galli, os custos extras com o solapamento, como os gastos com rochas e concreto, serão pagos pela Acciona, pois já estão inclusos nos riscos de engenharia. O valor de concessão do contrato não vai aumentar.

Caminhões carregando pedras que foram utilizadas para preencher cratera formada na Marginal Tietê — Foto: Reprodução/TV Globo
Caminhões carregando pedras que foram utilizadas para preencher cratera formada na Marginal Tietê (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1

Últimas

Autoconhecimento pode ajudar na mudança de carreira

Autoconhecimento pode ajudar na mudança de carreira

24/04/2024

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, profissionais podem descobrir no autoconhecimento...

Categorias