23 abril, 2024

Últimas:

Como ser sustentável em casa? Veja o passo a passo

Anúncios

A preocupação com o meio ambiente e o futuro do planeta fez com que um número cada vez maior de pessoas se conscientizassem sobre a importância de se ter um estilo de vida mais sustentável. Por isso, cada indivíduo pode adotar hábitos e promover mudanças que irão garantir um amanhã mais sustentável.

Ações pequenas podem fazer toda a diferença na preservação do meio ambiente, desde adquirir aparelhos e lâmpadas que consomem menos energia até escolher produtos biodegradáveis para limpar os móveis da sua casa. Cada gesto conta para se ter um lar mais sustentável e que agrida menos a natureza.

Anúncios

Você tem interesse em aplicar a sustentabilidade na sua casa, mas não sabe como? Conheça, a seguir, algumas práticas e hábitos que você pode adotar para estabelecer uma rotina sustentável na sua residência.

Use produtos biodegradáveis para limpeza

Anúncios

Produtos biodegradáveis são substâncias que se degradam com maior facilidade no meio ambiente, sem possuir compostos de petróleo e outras substâncias químicas em sua composição. Dessa forma, você pode encontrar itens como detergentes, limpa vidros, desinfetantes e desengordurantes em supermercados.

Algumas vantagens de utilizar esses produtos para fazer a faxina da sua casa são: maior rendimento na hora da limpeza, por serem mais concentrados, apresentando a dosagem exata para o uso, e menos produção de espuma, o que significa menos gasto com água na hora do enxágue.

Os produtos biodegradáveis têm como objetivo causar menos danos à natureza. Portanto, eles utilizam menos quantidades para proporcionar uma limpeza mais eficiente do que os convencionais. Esses materiais de limpeza também têm menores chances de causarem intoxicações, alergias na pele e outros problemas de saúde.

Inclusive, você pode fazer produtos de limpeza de forma caseira. Usando vinagre, bicarbonato de sódio e limão, é possível fazer misturas capazes de limpar a sua casa sem agredir o meio ambiente.

Opte por lâmpadas e eletrodomésticos de baixo consumo

Quer economizar energia e ainda ajudar o meio ambiente? Opte por utilizar lâmpadas LED, que são de baixo consumo. Elas podem custar um pouco mais caro, mas consomem até 80% menos de energia, o que representa uma boa economia a longo prazo.

A mesma dica serve para quando você for comprar um eletrodoméstico novo. Os de classe energética A++ e A+++ podem consumir até 70% menos de energia em comparação a outros da classe A. Ter um desses em casa ajuda a tornar sua conta de luz mais barata, ajudando o meio ambiente.

Tire aparelhos elétricos não utilizados da tomada

Ainda sobre como economizar energia, evite, ao máximo, deixar aqueles aparelhos elétricos que você não está utilizando ligados na tomada. O modo stand by é uma forma de gastar energia que, muitas vezes, passa despercebida pelos residentes.

Tirá-los da tomada não apenas ajuda a poupar a energia, como também colabora para aumentar a vida útil desses aparelhos. Portanto, caso você vá passar o dia fora ou viajando, lembre-se de desligá-los.

Reutilize a água da máquina de lavar

Se você quer economizar água e ajudar o meio ambiente, não descarte o líquido utilizado na máquina de lavar. Você pode reaproveitá-lo para limpar ou enxaguar o piso de outros cômodos da residência, como a varanda ou o quintal, além de poder utilizá-lo para higienizar tapetes, por exemplo.

Com base nesta mesma ideia, você também pode pesquisar na internet como montar um sistema de captação de águas da chuva, reutilizando-as. Dessa forma, você economiza água para limpar partes diversas da casa, como o quintal, os telhados, as calhas, entre outras possibilidades.

Transforme óleo de cozinha em sabão

Jogar o óleo de cozinha utilizado na pia pode não só entupir o encanamento, como também é uma forma de contaminar a água, que do esgoto irá parar em mananciais e mares. O ideal é que você armazene o óleo em um recipiente e leve-o até um local que receba esse tipo de material, para que ele receba o tratamento adequado.

Outra alternativa válida é utilizar o óleo para fazer sabão caseiro. Você pode encontrar um guia de como produzir isso na internet.

Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias

Últimas

SuperFrete prioriza vagas 100% em trabalho remoto

SuperFrete prioriza vagas 100% em trabalho remoto

23/04/2024

Enquanto o mercado brasileiro vê uma redução nas ofertas de trabalho home office, a SuperFrete, startup...

Categorias