Como montar o melhor look para home office

É inegável que trabalhar de casa oferece maiores possibilidades de conforto durante o expediente. Contudo, muita gente fica na dúvida ao encontrar um equilíbrio entre estar confortável e manter a seriedade no look. Confira algumas dicas.

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A necessidade de trabalhar remotamente trouxe muitos aprendizados e desafios para pessoas em todo o mundo, como manter a concentração, organizar a rotina e manter os cuidados com a casa e a família.

Outro aspecto importante trazido por essa modalidade de trabalho foi a necessidade de usar roupas confortáveis e manter a seriedade das roupas que a formalidade do trabalho costuma exigir – mesmo quando é executado em casa.

Se você adora bermuda confortável e outras roupas macias, mas se preocupa se estas peças são adequadas para usar durante o expediente, confira algumas dicas para montar o melhor visual para home office.

Ambiente apropriado

Muita gente pode sentir dificuldade para estabelecer uma rotina de trabalho em casa. Um primeiro passo importante além de fixar horários de início e término das atividades laborais, é fundamental criar um ambiente físico apropriado para trabalhar.

Isso faz com que você consiga manter um ambiente de concentração e seriedade – inclusive na hora de escolher a roupa. Além disso, manter este ambiente organizado e com poucos objetos é essencial, sobretudo durante videochamadas.

Neste espaço direcionado para o trabalho, deixe algum cabideiro para facilitar o acesso a alguma roupa de frio mais formal caso haja uma diminuição na temperatura daquele dia.

Cuidado com causalidade

Embora trabalhar de casa possa trazer maior conforto em comparação à ida ao escritório, é preciso tomar cuidado para não exagerar na informalidade, o que pode passar uma imagem de desleixo para seus chefes e colegas de trabalho.

Quando houver uma videoconferência, o cuidado deve ser redobrado. Nestes casos, é recomendado se vestir como se estivesse indo para a sede da sua empresa, para não correr o risco de errar. Vale apostar em peças como blazers e camisas.

Parte de cima

Uma tática que se tornou bastante popular desde o início da pandemia é caprichar na parte superior do seu look, já que é ela quem aparece nas chamadas de vídeo. Por isso, peças que sejam um pouco mais sofisticadas (com golas e mangas) se tornaram mais procuradas por quem passou a trabalhar de casa.

Porém, mesmo mantendo as peças da parte debaixo mais casuais, é preciso cuidado para não exagerar na informalidade, já que você não sabe se terá algum imprevisto que te faça levantar durante uma videoconferência (para tirar o seu pet do cômodo ou para atender uma demanda do seu filho, por exemplo). Por isso, evite peças muito curtas na parte inferior do look.

Rotina de cuidados

Outra dica valiosa para manter a seriedade no trabalho é manter a sua rotina de cuidados diários: lavar o rosto, cuidar dos cabelos e das unhas. Em videoconferências, dê atenção especial para esses detalhes sem exagerar, já que o objetivo é passar a imagem de seriedade e elegância.

Também é importante manter as roupas limpas e passadas no armário, pois vestir peças amassadas em uma reunião não é recomendado em nenhum ambiente de trabalho.

Peças apropriadas

Algumas das peças mais recomendadas para o home office são camisas sociais e vestidos mais elegantes (como o chemise ou um feito de tecido fino e monocromático), além de casacos e calças com acabamento em alfaiataria.

No que se refere aos calçados, trabalhar em casa te permite deixar os modelos desconfortáveis no armário (como salto alto e sapato social) e substituí-los por tênis, sandálias rasteiras, mule e alpargatas.

Por fim, é importante pensar nas cores. Via de regra, as cores mais usadas em ambientes de trabalho são o azul escuro (que transmite seriedade e elegância), preto, branco e cinza.

É recomendado ter cuidado na hora de optar por cores fortes como o vermelho (que transmite energia, mas também pode passar a imagem de raiva, sendo melhor não utilizá-la em dias mais conturbados com os colegas). Uma boa dica é apostar em cores contrastantes (amarelo e roxo, azul e laranja, verde e vermelho), priorizando as cores mais escuras como condutoras do visual.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes