Como embutir o micro-ondas?

Modelo deixa a cozinha elegante e sofisticada, mas precisa respeitar três fatores na instalação

Em cozinhas pequenas é preciso pensar em móveis e eletrodomésticos funcionais, para ocupar melhor o espaço disponível. Assim, embutir o micro-ondas, mais do que dar um ar moderno ao cômodo, promete ser uma escolha muito prática.

Ao apostar nesta ideia, você pode investir nos modelos próprios para embutir ou na versão normal, mas respeitando o espaço mínimo de ventilação. Algumas marcas inclusive incluem a sugestão em suas perguntas frequentes.

Vale a pena embutir?

Antes de decidir pelo micro-ondas embutido, pense que este modelo é indicado para as cozinhas planejadas. Além disso, em comparação com a versão de mesa, o valor é mais elevado, porém a relação custo-benefício é interessante.

Com isso, para tomar a decisão mais acertada, vale pesar pontos positivos e negativos. Se você busca uma cozinha mais moderna e única, o embutido é o ideal; agora, se o tamanho do cômodo permite, o de mesa também é bem-vindo.

Dentre as principais vantagens do modelo de embutir estão a elegância e a sofisticação que ele dá para o ambiente, e o fato de ser mais moderno. Normalmente, são parte do top de linha das marcas e cheios de tecnologia.

Nas desvantagens se destaca a questão do tamanho. É difícil encontrar micro-ondas de parede com menos de 25 litros. O mais comum são os aparelhos com maior capacidade. Caso precise de um menor, o de mesa será ideal.

Pode embutir o micro-ondas de mesa?

Como você leu no tópico anterior, o micro-ondas de parede pode ser mais caro em comparação com as versões comuns, de mesa. Ainda assim, caso seu objetivo seja aproveitar melhor os armários e paredes, você pode embutir o segundo modelo.

Algumas marcas já incluem em suas perguntas frequentes a questão “posso embutir meu micro-ondas?” e a resposta delas é: sim. Só é preciso respeitar o espaço de ventilação em cima do objeto e nas laterais.

Neste caso, é válido pensar em um armário de parede com um nicho exclusivo para o micro-ondas. Assim, você consegue abrir a porta do objeto e usá-lo tranquilamente, sem risco de causar danos.

Caso seja sua intenção investir no micro-ondas embutido, confira dicas para fazer isso da forma correta.

O que considerar?

Três fatores são essenciais na hora de instalar o micro-ondas embutido. O primeiro deles é a resistência térmica da marcenaria; o segundo, a altura do eletrodoméstico em relação ao piso; já o terceiro envolve as medidas do aparelho. Assim, confira como fazer a instalação:

Aposte em marcenaria resistente

Como o micro-ondas embutido fará parte de uma cozinha planejada, é importante que a marcenaria tenha resistência térmica. O armário vai precisar suportar altas temperaturas sem estragar.

Além disso, também deve contar com respiros e circulação de ar nas laterais e na parte traseira, mesmo quando optar pela versão de parede. Isso garante a vida útil do aparelho.

Escolha um local na altura dos ombros

O ideal é escolher um espaço mais alto para colocar o micro-ondas, evitando que o objeto seja facilmente alcançado pelas crianças e prevenindo acidentes. Fica mais fácil colocar e retirar os alimentos de dentro do eletrodoméstico.

No entanto, o aparelho nunca deve estar acima da altura dos seus olhos; você deve conseguir enxergar o alimento ali dentro. Isso evita problemas ao retirar os preparos quentes já prontos.

Segundo Júlia Guadix, da Liv’n Arquitetura, usar a referência de 1,40 m entre o chão e a base do micro-ondas pode ajudar bastante. Ela afirma que, com esta distância, é possível atender a todos os moradores, inclusive casos de necessidades especiais.

Tenha em mãos as medidas certas

Mesmo quando o objetivo é embutir um aparelho comum, é preciso ter em mãos as medidas dele. Até porque a cozinha planejada irá oferecer um espaço específico para a colocação do micro-ondas.

Antes de fazer a compra, confira tudo no manual e não se esqueça da ventilação, para preservar o produto. Vale lembrar que hoje é fácil encontrar todos os dados online, no site do fabricante.

Scroll Up