20 abril, 2024

Últimas:

Como aliar beleza e funcionalidade na sua cozinha

Anúncios

Um dos locais mais frequentados da casa, a cozinha é o coração de muitos lares. Na arquitetura moderna, o cômodo ganha dimensões reduzidas e dinamismo na funcionalidade: tudo fica ao alcance das mãos e é planejado para garantir a facilidade no dia a dia.

Estruturar a cozinha para que ela fique fácil de usar e limpar é fundamental, mas a beleza também pode ser parte do dia a dia, com detalhes simples e que fazem toda a diferença na decoração. Quer ver só?

Anúncios

Azulejos decorados

O revestimento das paredes é essencial para a beleza do cômodo e a facilidade da higienização no dia a dia. As pastilhas de vidro, por exemplo, são lindas, mas se não forem bem assentadas, podem reter gordura e poeira no rejunte, atrapalhando a higienização e escurecendo com o passar do tempo.

Azulejos também não precisam ser “sem graça”. Hoje, já existem tintas e adesivos que ajudam a compor lindas decorações em detalhes, como apenas uma faixa na parede ou em todo o cômodo. A limpeza é fácil de ser feita, ajudando a torná-los funcionais para o dia a dia.

Anúncios

Armários

Os móveis planejados são essenciais para garantir que todos os itens de cozinha sejam bem guardados. Tratando-se de cozinha, itens para organizar é o que não faltam: talheres, louças, copos, jogos de panelas, formas, travessas e potes — são muitos os objetos utilizados para preparar e servir os alimentos.

Hoje, os móveis já não precisam mais ser adquiridos em cores neutras (branco, bege, azul), como há algumas décadas. Tons vibrantes, como laranja, amarelo, vermelho e até roxo, já podem compor o cômodo. Acabamento em vidro e fórmica são as melhores pedidas para facilitar na hora de limpar.

Se o imóvel já tinha os armários, você pode dar outra cara ao envelopá-los com adesivos divertidos, proporcionando um toque pessoal e uma atmosfera diferente ao cômodo. É possível contratar empresas especializadas nisso ou tentar fazer sozinho, com adesivos comprados em papelarias e direcionamento de tutoriais da internet.

Outra forma de decorar os móveis de forma simples e barata é por meio dos puxadores de gaveta decorados. A variedade de cores, formas e estilos é enorme. Desse modo, eles podem dar um toque charmoso ao móvel, além de personalizá-lo.

Eletrodomésticos

Quem não costuma cozinhar muito pode substituir o fogão pelo cooktop, dando um ar mais moderno ao cômodo e facilitando a higienização. O modelo também abre espaço para uso de armários e até para a colocação de uma lavadora de louça ou forno de embutir.

Os eletrodomésticos também podem ajudar a compor a decoração. Muitas empresas já comercializam modelos coloridos e em estilo vintage, que dão um toque extra de charme à cozinha, merecendo ficar expostos nas bancadas, como item decorativo, além de funcional! Batedeiras, torradeiras e liquidificadores são alguns dos exemplos de aparelhos que podem ser encontrados com design diferenciado.

Elementos aéreos

Alguns utensílios ficam bacanas quando expostos e ajudam no dia a dia por estarem facilmente ao alcance das mãos. Há objetos aramados que podem ser fixados na parede, sendo bastante úteis para pendurar espátulas, colheres, conchas e espetos. Esses aramados também ajudam a organizar pequenos itens do dia a dia, como xícaras, latas e até produtos como papel-toalha ou papel-filme.

Nas paredes, os ganchos permitem que os aventais e os panos de prato sequem adequadamente e não fiquem jogados pela cozinha. Assim como acontece com os puxadores de gaveta, há modelos decorados, que ajudam a adornar a cozinha.

Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias