19 abril, 2024

Últimas:

Com novas fissuras, vulcão nas Ilhas Canárias fica ‘muito mais agressivo’ após 15 dias

Anúncios

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, registrou duas novas fissuras e ficou “muito mais agressivo” neste domingo, data em que completa 15 dias de erupção. Com o aumento de sua atividade, parte da estrutura do cone foi derrubada, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

De acordo com as autoridades, a superfície afetada pela lava já é de 399 hectares, cerca de 52,5 hectares a mais que ontem. Até o momento, foram afetadas 1.074 construções. Dessas, 946 foram completamente destruídas. Entre elas, está a “casa esperança”, que havia ficado intacta apesar de rodeada por uma paisagem devastada. Na última quarta-feira, o casal proprietário comunicou que a construção desmoronou. Mais de 6 mil pessoas já tiveram que ser evacuadas.

Anúncios

Uma nuvem de poeira do deserto do Saara associada ao dióxido de enxofre emitido pelo vulcão atingiu Porto Rico e a região do Caribe neste domingo, causando a deterioração da qualidade do ar. Especialistas já haviam manifestado preocupação com a liberação de gases tóxicos, que podem irritar olhos e pele, além de prejudicar a respiração. O governo recomendou que as pessoas usassem máscaras e óculos e evitassem abrir janelas e portas.

A superfície afetada pela lava já é de 399 hectares (Foto: Divulgação)

A lava também arrasou uma praia famosa por sua “onda perfeita” para surfistas em La Palma. Conhecida pelo relevo acidentado e suas pedras vulcânicas, Los Guirres está coberta por uma massa de magma quente de aproximadamente 500 metros de largura e 700 metros de comprimento, desde que o magma chegou ao Oceano Atlântico.

Anúncios

À medida que avançam os mais de 80 mil metros cúbicos de lava expelidos, se espalhando pelo mar, a paisagem outrora coroada por suas altas falésias se torna irreconhecível aos olhos de seus frequentadores. O local já foi palco inclusive de campeonatos das Canárias, que atraíam boa parte da população.

Em meio a esse cenário, o ministro do Turismo e Desportos, Raúl Camacho, lançou uma campanha para incentivar viagens à ilha assolada pela erupção. Em mensagem divulgada nas redes sociais, ele afirma que uma das formas de ajudar a comunidade é “viajar e consumir” no local.

O apelo foi feito horas depois de a associação turística da ilha comunicar um panorama crítico de cancelamentos em massa e uma taxa de ocupação da rede hoteleira em torno de apenas 15%

‘Pirâmide’ de fumaça

A lava expelida chegou ao mar na noite de terça-feira e formou uma “pirâmide” de cerca de 50 metros. Desde então, o magma ganhou uma área de quase 20 hectares (200 mil metros quadrados) no Oceano Atlântico. Segundo o Copernicus, programa europeu de observação da Terra, a ilha cresceu em 338 hectares de superfície.

Lava formou ‘pirâmide’ de 50 metros ao entrar em contato com o mar (Foto: Divulgação)

As autoridades pediram que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.

O vulcão entrou em atividade no domingo retrasado, o que não acontecia desde 1971.  De acordo com o Involcan, a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

Fonte: G1

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias