28 março, 2024

Últimas:

Colômbia resgatará navio com tesouro naufragado no Caribe

Anúncios

A Colômbia pretende recuperar o galeão San José, navio espanhol naufragado há 308 anos no mar do Caribe com uma carga de ouro e pedras preciosas das antigas colônias da Índias.

A confirmação do resgate foi feita pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que deu ao projeto um sentido acadêmico e advertiu que não se trata de “uma caça ao tesouro”, mas de uma tarefa para extrair um “patrimônio” que “o mundo inteiro pode desfrutar”.

Anúncios

“Este é um projeto mais arqueológico e científico que comercial”, afirmou o presidente, sem dar detalhes sobre o processo de recuperação.

A descoberta foi feita em 27 de novembro de 2014 por especialistas internacionais, membros da Marinha colombiana e do Instituto Colombiano de Antropologia e História do país. Uma semana depois, Santos divulgou que a embarcação seria recuperada do fundo do mar para ser investigada e exibida ao público.

Anúncios

A propriedade do galeão é alvo de uma disputa entre a Espanha, Peru e Estados Unidos, que reivindicam uma porção do tesouro. A embarcação naufragou em 1708, com 600 passageiros, na costa de Cartagena, na Colômbia, enquanto tentava escapar de uma batalha naval contra ingleses rumo à Espanha. Considerado o Santo Graal dos tesouros afundados, estima-se que sua carga esteja avaliada em US$ 17 bilhões.

Fonte: Agência Brasil

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias