07 maio, 2024

Últimas:

Cientistas estão adicionando um “segundo extra” a este ano porque a Terra está desacelerando

Anúncios

O Ano Novo será o dia mais longo do ano, já que os cientistas resolveram silenciosamente adicionar um segundo extra à ele.

Os cronometradores internacionais ocasionalmente adicionam um segundo extra a alguns anos, para compensar o fato de que a rotação da Terra está desacelerando.

Anúncios

É claro que nós não notamos qualquer diferença, pois os relógios que controlam seu PC, celular e outros dispositivos se ajustam automaticamente e tudo segue como se nada tivesse acontecido.

Ao redor do mundo, os relógios atômicos vão se “desligar” por um segundo ou marcar 23.59.60 antes de 00.00.00.

Anúncios

O segundo extra está sendo adicionado para manter a Terra no “tempo solar” correto, que se baseia no tempo que a Terra leva para girar.

“A rotação da Terra está diminuindo gradualmente e uma maneira de se explicar isso é a adição deste segundo extra, disse Daniel MacMillan, da NASA’s Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Maryland.

Rigorosamente falando, um dia dura 86.400 segundos. Isso, de acordo com o padrão de tempo que as pessoas usam em suas vidas diárias – o Coordinated Universal Time, ou UTC.

No entanto, o dia solar médio, que é a duração média de um dia e se baseia no tempo que a Terra demora para dar um giro completo, é de 86.400,002 segundos. Isso ocorre porque a rotação da Terra está gradualmente diminuindo, devido a um tipo de força resultante de um cabo de guerra gravitacional entre a Terra, o sol e a lua.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Débitos tributários federais podem ser revistos

Débitos tributários federais podem ser revistos

07/05/2024

Independentemente de estarem inscritos ou não da Dívida Ativa da União, a revisão de débitos tributários...

Categorias