19 abril, 2024

Últimas:

Cientistas afirmam que não devíamos lavar tanto as mãos

Anúncios

A ideia não é particularmente atraente, mas parece que todos nós deveríamos lavar menos as mãos, pelo bem da nossa saúde.

Jardineiros e pessoas que passeiam com cães não deveriam lavar as mãos depois de tocar animais ou o solo, na esperança de encorajar as bactérias “benéficas” a viver em nossos corpos.

Anúncios

Os cientistas acreditam que os micróbios “úteis” que costumam infestar nossas entranhas estão desaparecendo. A falta desses organismos pode estar por trás de alergias e das intolerâncias alimentares.

Em um ensaio para o The Conversation, Tim Spector, do King’s College de Londres disse: “Estimamos que temos 40 por cento a menos desses organismos em nossos corpos do que pessoas anteriores a era medieval.”

Anúncios

“Isso é agravado pela vida urbana, que nos separa cada vez mais de nosso ambiente natural, do ar livre, do solo e dos animais.”

Spector diz que devemos pensar em lavar menos as nossas mãos, mas dentro de um limite razoável.

Ele escreve: “Então, deixar de lavar as mãos é a resposta? Isso certamente aumentaria a transmissão de micróbios entre as pessoas. Embora não seja provado, essa mudança de hábito também pode aumentar a diversidade da flora intestinal e melhorar a saúde.

“Se você é uma pessoa saudável, não precisa lavar as mãos após usar o transporte público, fazer jardinagem ou caminhar por uma floresta”.

“É claro que isso pode ser muito imprudente para indivíduos em risco de contaminação, idosos ou pessoas com o sistema imunológico fraco. Fazer a higiene após o contato com ambientes como hospitais também é importante.”

“Também não há motivo para alterar hábitos de boa higiene sanitária.”

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias