Chuva volumosa deixa muitos prejuízos em Guarulhos

A chuvarada desta semana provocou muitos transtornos em São Paulo. Com o solo já saturado e com os altos volumes de chuva, os alagamentos aconteceram sobre muitas áreas da Grande SP. A chuva da madrugada desta sexta(17) chamou bastante atenção. Confira os maiores acumulados em 24h no Brasil, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(entre 04h20 de 16/12 e 04h20 de 17/12)


Guarulhos,SP:124mm
Cabreúva,SP:120mm
Mairiporã,SP:111mm
Itaquaquecetuba,SP:104mm
Monte Mor,SP:103mm
Caieiras,SP:101mm
São Paulo(Perus),SP:96mm
Mairiporã,SP:96mm
Cerquilho,SP:94mm
Jumirim,SP:93mm
Cajamar,SP:92mm
Avaré,SP:91mm
Várzea Paulista,SP:91mm
Tietê,SP:90mm
Jundiaí,SP:82mm
Salesópolis,SP:80mm

Com os mais de 100mm registrados em Guarulhos, a população amanheceu com muitos transtornos na região. As ruas ficaram alagadas e muita lama se espalhou, deixando prejuízos aos moradores. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros da PMESP, das 00h00 às 08:51 de sexta-feira (17) na cidade de São Paulo, totalizaram 13 chamados para quedas de árvores(Guarulhos, Mogi das Cruzes); 10 desm/desabamentos; 95 para enchentes/alagamentos(grande parte em Guarulhos).

Tendência

A tendência é de diminuição da chuva já nesta sexta-feira. Apesar dos grandes volumes durante a madrugada, ao longo do dia a chuva já tende a perder intensidade sobre a região da Grande SP. Os temporais ficam concentrados nas áreas que fazem divisa com Minas Gerais e o Rio De Janeiro, que são regiões como Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Campinas e o norte do estado.

Mesmo assim, o alerta continua na Grande SP. Mesmo com a diminuição da chuva, alguns transtornos ainda podem ser observados.

Preocupação com a chuva no litoral de SP

A intensificação do vento marítimo da direção sudeste, vai forçar uma concentração de umidade entre a Serra do Mar e o litoral estimulando a formação de mais nuvens de chuva. Estas nuvens devem provocar chuva persistente e moderada, que se prolonga por várias horas. Por isso, há condições para alagamentos pelo litoral, principalmente no Litoral Norte e na Baixada Santista e não se pode descartar o risco de alguma queda de barreira.

Fim de semana

No fim de semana ainda chove principalmente nestas áreas do norte e nordeste de São Paulo. O litoral pode ter períodos de chuva ao longo deste fim de semana, mas sem grandes volumes acumulados. Na Grande SP só há expectativa de chuviscos no sábado, no domingo não chove mais.


A próxima semana vai começar sob influência do ar seco na maior parte do estado e as temperaturas vão subir bastante. As máximas voltam a passar dos 30°C, inclusive na capital paulista. Mas, atenção! A partir do meio da semana, o tempo volta a mudar.

Fonte: Climatempo