Anúncios
A chuva forte que atingiu Bauru (SP) na madrugada desta terça-feira (29) provocou a abertura de uma cratera embaixo de uma linha férrea desativada no Jardim Prudência, zona oeste da cidade.
Segundo a Defesa Civil, o desmoronamento ocorreu depois que o nível do córrego Água da Grama subiu com o acumulado de chuva registrado durante a noite.
Anúncios
Equipes estiveram no local pela manhã para fazer vistoria e decidiram interditar duas casas próximas à cratera para evitar novos acidentes. O órgão informou que ninguém ficou ferido e que os moradores serão encaminhados para casas de parentes.
“Essas casas correm risco, uma vez que o rio acabou saindo do seu curso normal. Se for feita a limpeza e a dragagem, essas casas saem da condição de risco, mas nesse momento, a Defesa Civil vai fazer a interdição de duas casas para evitar a possibilidade de um acidente, de uma tragédia na região”, explica o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal.
Anúncios
Ainda de acordo com Ryal, outros fatores, além da chuva, podem ter contribuído para a formação da cratera, como o lixo jogado pelos moradores no local e a falta de manutenção nas passagens de água da linha férrea, desativada desde a sua privatização.
“A população vem jogando lixo na parte de cima e isso pode ter contribuído para a obstrução dessa tubulação. Já é uma tubulação velha, com sinais de ferrugem avançado, mas com sacos de lixo, restos de entulho, pode ter obstruído a passagem, causando uma verdadeira explosão dessa tubulação”, explica.
A Defesa Civil também alertou os moradores para não ficarem próximos à cratera, pois o terreno em seu entorno não está estável e pode haver um novo desmoronamento.
Em nota, a concessionária Rumo, que administra a linha férrea, informou que uma equipe técnica foi deslocada até o trecho para avaliar as condições do local e a necessidade de ações para recuperar as áreas afetadas.
Disse ainda que a via está fora de operação atualmente, mas que deverá ser reativada durante as obras previstas no contrato da renovação da concessão da Malha Paulista.
Já a prefeitura de Bauru informou que tem conhecimento do problema e que está estudando a melhor forma de resolver a situação.
Fonte: G1 – Foto: César Culiche/TV TEM