26 abril, 2024

Últimas:

China está no lado certo da história em guerra na Ucrânia, diz ministro das Relações Exteriores

Anúncios

A China está do lado certo da história em relação à crise na Ucrânia e essa certeza só o tempo irá confirmar, disse o ministro das Relações Exteriores Wang Yi (foto), acrescentando que o posicionamento chinês está alinhado ao desejo da maioria dos países.

“A China nunca aceitará qualquer coerção ou pressão externa e se opõe a quaisquer acusações e suspeitas infundadas contra o país”, disse Wang a repórteres na noite de sábado, de acordo com um comunicado publicado por sua pasta no domingo.

Anúncios

Os comentários de Wang acontecem depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, alertar seu colega chinês, Xi Jinping, na sexta-feira sobre as “consequências” caso Pequim ofereça apoio material à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Durante a videochamada, Xi disse a Biden que a guerra na Ucrânia deve terminar o mais rápido possível e pediu às nações da Otan que mantenham um diálogo com Moscou. Ele, no entanto, não atribuiu a culpa à Rússia, de acordo com as declarações de Pequim a respeito da ligação.

Anúncios

Wang disse que a mensagem mais importante que Xi enviou foi que a China sempre foi uma força fundamental na manutenção da paz mundial.

“Sempre defendemos a manutenção da paz e a oposição à guerra”, disse Wang, reiterando que a China fará julgamentos independentes.

“A posição da China é objetiva e justa, e está de acordo com o desejo da maioria dos países. O tempo provará que as reivindicações da China estão do lado certo da história.”

Também no sábado, o vice-ministro das Relações Exteriores, Le Yucheng, disse que as sanções impostas por nações ocidentais à Rússia por conta da invasão à Ucrânia são cada vez mais “ultrajantes”.

Os Estados Unidos e seus aliados europeus e asiáticos impuseram sanções abrangentes à Rússia pela invasão iniciada em 24 de fevereiro, que eles chamam de guerra de agressão perpetrada pelo presidente Vladimir Putin. O mandatário russo alega ter lançado a “operação especial” para desmilitarizar e “desnazificar” a Ucrânia.

Ainda que reconheça a soberania da Ucrânia, Pequim afirma repetidamente que a Rússia tem preocupações legítimas de segurança que devem ser discutidas e pediu uma solução diplomática para o conflito.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias