28 março, 2024

Últimas:

China diz que resgate de mineiros soterrados deve atrasar em duas semanas

Anúncios

O governo chinês anunciou nesta sexta-feira (22) que as equipes de resgate precisarão de ao menos mais duas semanas para retirar um grupo de mineiros soterrados há 12 dias em uma mina de ouro em Qixia, no leste do país, por conta das baixas condições de segurança do solo.

Pelo menos 22 trabalhadores ficaram presos após um desabamento em 10 de janeiro. Há, até o momento, ao menos uma morte confirmada. Os socorristas já identificaram, e mantém contato, com 11 dos soterrados que tentam encontrar onde estariam outros dez desaparecidos.

Anúncios

As autoridades enviaram mantimentos e remédios para os mineiros presos em uma operação que mobiliza mais de 500 agentes de grupos de resgate da China. Além de água e comida, os socorristas enviaram também um bilhete dizendo: “Esperamos por vocês, fiquem firmes!”.

Mineiros estão soterrados no leste da China, foto de 22 de janeiro de 2021 — Foto: Aly Song/Reuters
Mineiros estão soterrados no leste da China (Fotos: Reprodução)

Na quinta-feira (21), as equipes de resgate tentaram começar a perfurar o solo para abrir caminho até o grupo dos mineiros presos, mas como o terreno é feito de granito – uma rocha bastante dura –, não conseguiram avançar muito rapidamente.

Anúncios

“Precisaremos de pelo menos 15 dias, talvez mais, para chegar até os mineiros”, disse Gong Haitao, porta-voz do governo regional, em uma entrevista coletiva.

A operação de resgate demorou para começar porque as autoridades da região tentaram conter a divulgação do acidente. O chefe local do Partido Comunista e o prefeito da cidade de Qixia foram responsabilizados e demitidos.

Os acidentes de mineração são frequentes na China, por conta das precárias medidas de segurança e ao descumprimento das normas. Apenas no ano passado, 573 mortes relacionadas a acidentes em minas foram registradas na China, segundo a Administração Nacional de Segurança em Minas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP

Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP

28/03/2024

No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina...

Categorias