26 abril, 2024

Últimas:

China alerta países asiáticos para evitar serem usados como “peças de xadrez” por potências

Anúncios

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi (foto), disse nesta segunda-feira que os países devem evitar serem usados ​​como “peças de xadrez” por potências globais em uma região que, segundo ele, corre o risco de ser remodelada por fatores geopolíticos.

Em um discurso ao secretariado da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na capital da Indonésia, Jacarta, Wang disse que muitos países da região estão sob pressão para tomar partido.

Anúncios

“Devemos isolar esta região dos cálculos geopolíticos… de ser usada como peças de xadrez da rivalidade entre as grandes potências e da coerção”, disse Wang, que falou por meio de um tradutor.

“O futuro da nossa região deve estar em nossas próprias mãos”, declarou ele.

Anúncios

O Sudeste Asiático tem sido uma área de atrito entre as potências, dada sua importância estratégica, com os países da região agora receosos de ficarem no meio da rivalidade EUA-China.

A China reivindica quase todo o Mar do Sul da China como seu território com base no que diz serem mapas históricos, colocando-a em desacordo com alguns países da Asean que dizem que as reivindicações são inconsistentes com a lei internacional.

O discurso de Wang ocorre poucos dias depois que ele participou de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 em Bali e em meio a intensa diplomacia chinesa que o viu fazer uma série de paradas em toda a região nas últimas semanas.

À margem do G20, Wang realizou uma reunião de cinco horas com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, com ambos descrevendo suas primeiras conversas pessoais desde outubro como “francas”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias