23 abril, 2024

Últimas:

CETESB realiza megacomando contra emissão de fumaça preta e autua 33 veículos em Botucatu

Anúncios

O segundo megacomando contra fumaça preta, nas principais rodovias do estado e avenidas da capital, realizado pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em 10/08, resultou na autuação de 1.137 veículos a diesel, que transitavam com emissão de fumaça preta acima dos limites permitidos pela legislação.

Anúncios

Em Botucatu, 33 veículos foram autuados, conforme mostra tabela abaixo:

No total, foram 75.321 veículos que passaram pelos 42 pontos de fiscalização montados pela Agência Ambiental em todo o estado.

Anúncios

Para Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, o principal objetivo da operação é proteger e conservar a saúde da população paulista, a multa não é o foco principal. “A CETESB quer passar para o proprietário a importância de manter o seu veículo movido a diesel regulado. Trata-se de uma contribuição para manutenção de um ar menos poluído e uma ação que proporciona economia, um caminhão regulado rende mais e gasta menos”, ponderou a dirigente.

A ação integra a Operação Inverno 2021 e objetiva melhorar a qualidade do ar e evitar episódios críticos de poluição, principalmente nessa época do ano, quando a dispersão dos poluentes é difícil por causa da falta de ventos e chuvas.

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, lembra que “a atividade é realizada pela Companhia, desde 1976, há 45 anos, e de lá pra cá houve uma evolução na tecnologia de motores em razão das exigências estabelecidas pelo PROCONVE – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. A inovação tecnológica evoluiu, o que colabora para níveis mais baixos de emissão.”

Para a medição é utilizada a Escala de Ringelmann, uma forma gráfica para avaliação colorimétrica visual. Os caminhões que circularam soltando fumaça preta acima dos padrões legais permitidos foram autuados. “A multa é de 60 UFESPs, equivalente, em 2021, a R$ 1.745,40″, explicou Vanderlei Borsari, gerente da Divisão de Emissões Veiculares.

Como incentivo à manutenção dos veículos, é oferecida a possibilidade de reduzir em 70% o valor da multa recebida, desde que o veículo não tenha sido autuado nos doze meses anteriores. Para receber o desconto, o proprietário do veículo deve apresentar a solicitação, em até 60 dias após o recebimento da notificação, e comprovar a regularização do motor por intermédio do Relatório de Emissão de Opacidade – RMO, emitido por uma empresa pertencente à rede de unidades operacionais credenciadas pela CETESB.

A relação pode ser encontrada em (https://cetesb.sp.gov.br/veicular/empresas-participantes-do-pmmvd/).

No Rodoanel Mário Covas, Trecho Oeste, km 13,5, em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, ocorreu uma efetiva abordagem com parada dos caminhões. A medição foi feita com opacímetro – um equipamento óptico que mede a opacidade da fumaça – e foi realizada a verificação do uso do ARLA 32, produto que reduz a emissão de poluentes.

Confira a relação completa da operação clicando aqui.

Fonte: Governo do Estado de SP

Últimas

Supermercados: vendas do setor devem crescer 1,9% em 2024

Supermercados: vendas do setor devem crescer 1,9% em 2024

23/04/2024

Em 2023, a projeção era de 4,1%; Raphael Gonçalves, coordenador de serviços e implementação na SISQUAL®...

Categorias