28 março, 2024

Últimas:

Carro utilizado por líder do Talibã em fuga após ataques de 2001 é desenterrado no Afeganistão

Anúncios

O veículo usado pelo mulá Omar, líder histórico do Talibã, para fugir dos bombardeios americanos após o 11 de Setembro foi desenterrado no leste do Afeganistão, 21 anos depois de ter sido enterrado propositalmente, anunciaram autoridades locais.

O Toyota Corolla branco foi enterrado num vilarejo na província de Zabul, no sudeste do Afeganistão, pelo líder talibã Abdul Jabbar Omari. Ele próprio ordenou que o carro fosse desenterrado nesta semana.

Anúncios

“Está em boas condições, apenas a parte da frente está um pouco danificada”, disse à AFP Rahmatullah Hammad, diretor de informação e cultura da província de Zabul.

“Este veículo foi enterrado pelos mujahideen [combatentes do Talibã] para evitar que fosse destruído”, explicou.

Anúncios

Desenterrado no Afeganistão carro utilizado pelo mulá Omar em fuga após ataques de 2001 (Foto: Taliban media officials)

As autoridades do Talibã publicaram fotos do carro em um grande buraco, parcialmente coberto de terra, e desenterrado com picaretas e pás. De acordo com Rahmatullah Hammad, o Talibã pretende colocar o veículo no museu nacional de Cabul, para exibi-lo como um “grande momento histórico”.

O Talibã foi formado em Kandahar pelo mulá Omar, que liderou o movimento islâmico ao poder em 1996 após uma sangrenta guerra civil e impôs uma interpretação radical da sharia [lei islâmica] em todo o país.

O Afeganistão tornou-se, então, um santuário para grupos jihadistas, incluindo a Al-Qaeda, responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001.

Quando o Talibã se recusou a entregar o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, os Estados Unidos e seus aliados lançaram uma grande operação militar no Afeganistão e expulsaram os talibãs do poder. O mulá Omar morreu em 2013.

Desenterrado no Afeganistão carro utilizado pelo mulá Omar em fuga após ataques de 2001 (Foto: Taliban media officials)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Lifezone Metals fecha colocação privada de US$ 50 milhões em debêntures conversíveis sem garantia

28/03/2024

Anúncios A Lifezone Metals Limited ( NYSE: LZM )tem o prazer de anunciar o fechamento em...

Categorias