03 março, 2024

Últimas:

Câncer de pele e os cuidados no verão. Fique atento aos sinais!

Anúncios

Não é apenas na praia que o filtro solar deve fazer parte da lista de cuidados com o sol. Nas manhãs e nas tardes nubladas ou chuvosas, esse poderoso aliado da pele também é indispensável. Os raios violetas estão presentes em dias aparentemente inofensivos e até dentro do carro. É o que afirma a dermatologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Marcelle Salvadio.

“Já sabemos que o protetor solar é fundamental. Além de prevenir doenças como o câncer de pele, ele também age preventivamente e retarda o envelhecimento da pele. Em geral, recomenda-se o uso de produtos com fator de proteção (FPS) acima de 30. Mas é o dermatologista que vai avaliar as necessidades do paciente. As aplicações devem ser feitas a cada duas horas. Para as atividades praticadas ao sol, é recomendado o uso de camisetas leves de manga comprida, boné ou chapéu”, orienta a especialista.

Anúncios

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, são esperados, para o período de 2023-25, mais de 700 mil novos casos de câncer, sendo o de pele não melanoma responsável por 31,3% do total.

Por isso, além de adotar medidas preventivas, é importante estar atento aos sinais. “O câncer de pele é uma condição que pode ser simples, ou seja, removida com uma cirurgia. No entanto, também pode apresentar vários perigos, levando ao óbito. Se você perceber uma pinta nova, escura, com bordas irregulares, sangrando pode ser um sinal de alerta. Então, procure um médico dermatologista, pois é esse profissional que vai avaliar caso a caso”, explica.

Anúncios

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 205 milhões

02/03/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.695 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (02) no...

Categorias