Câmara cassa mandato do prefeito de Taquarituba

Os vereadores de Taquarituba, no interior de São Paulo, cassaram o mandato do prefeito Éder Miano (PP) em sessão que começou na noite de segunda-feira (9) e durou sete horas, terminando já na madrugada desta terça-feira (10) .

A sessão legislativa começou às 20h. Ela foi aberta ao público e também pôde ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Taquarituba.

Depois da leitura do processo e posicionamento da defesa, os parlamentares decidiram, por oito votos a três, pela procedência da acusação, que foi investigada por meio de uma Comissão Processante (CP) aberta em março na Câmara de Vereadores.

Câmara de Taquarituba abriu Comissão Processante para investigar Prefeito Éder Miano (PP) — Foto: Éder Miano/Arquivo Pessoal
Câmara de Taquarituba cassou o mandato do Prefeito Éder Miano (PP) (Foto: Éder Miano/Arquivo Pessoal)

A CP foi criada para apurar denúncias de infrações político-administrativas do chefe do Executivo.

Segundo a denúncia, o prefeito tentou obter informações sigilosas do Conselho Tutelar da cidade, motivado por interesses pessoais, e pressionou uma servidora para “passar tudo o que ocorresse no setor”.

A denúncia aponta ainda que a funcionária foi transferida do Conselho Tutelar, setor onde trabalhava há quase uma década, por não ter passado ao prefeito detalhes de um caso especifico acompanhado pelo órgão.

Com o resultado da votação, que saiu na madrugada, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Alexandre Rodrigues de Almeida (PV). O vice-prefeito de Taquarituba (SP), José Aparecido Veiga (Podemos), morreu de Covid-19 em junho do ano passado depois de ficar quase três meses em tratamento.

Questionado, Éder Miano afirmou que a denúncia é infundada e fruto de perseguição política. Disse ainda que não concordou com a decisão da Câmara e que vai recorrer. “Acreditamos na Justiça, na democracia e em breve estaremos de volta”, completou.

Prefeito Éder Miano (PP) e o prédio da Prefeitura de Taquarituba (SP) — Foto: Divulgação
Prefeito Éder Miano (PP) e o prédio da Prefeitura de Taquarituba (SP) (Foto: Divulgação)

Fonte: G1