28 março, 2024

Últimas:

Calota polar da Groenlândia perde 3,5 trilhões de toneladas e provoca aumento do nível do mar em 1cm

Anúncios

A calota polar da Groenlândia perdeu cerca de 3,5 trilhões de toneladas de gelo em 10 anos, o que provocou um aumento do nível do mar de um centímetro e agravou o risco de inundações em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (1).

Muitas equipes de cientistas estudam a evolução da situação na Groenlândia, mas o artigo publicado na revista Nature Communications é o primeiro a utilizar observações de satélites da Agência Espacial Europeia, que permitiram constatar que o degelo aumentou 21% em 40 anos.

Anúncios

Desde 2011, a calota perdeu 3,5 trilhões de toneladas de gelo, dois terços dessa quantidade nos verões de 2012 e 2019, de acordo com o estudo. A superfície congelada da Groenlândia cobre uma área de 1,8 milhão de quilômetros quadrados, o que faz dela a segunda maior depois da Antártica.

Os cientistas monitoram o aquecimento dessa massa congelada (que seria capaz de elevar o nível dos oceanos em 6 metros a 7 metros), já que a Antártica está aquecendo três vezes mais rápido que o resto do planeta.

Anúncios

Os dados obtidos com as imagens por satélites destacam as importantes variações no ritmo de degelo, que aumenta mais durante as ondas de calor do que pelo aquecimento progressivo do planeta.

Vulnerabilidade

“Como em outras partes do mundo, a Groenlândia é vulnerável ao aumento de fenômenos meteorológicos extremos”, afirmou o principal autor do estudo, Thomas Slater, da universidade britânica de Leeds.

A observação por satélite permitiu calcular rapidamente e com precisão o degelo de um ano e sua relação com o aumento do nível do mar, afirmam os cientistas. Um método que “permitirá uma compreensão melhor dos processos complexos no degelo”.

“As estimativas por modelos sugerem que a calota de gelo da Groenlândia aumentará o nível do mar entre 3 a 23 centímetros até 2100”, explicou a coautora do artigo Amber Leeson, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido.

Holanda faz alerta

Na semana passada, o Instituto Meteorológico da Holanda (KNMI) fez um alerta para o aumento do nível do mar na costa holandesa, que pode chegar a 2 metros. “As projeções atuais mostram um aumento do nível do mar maior do que o anterior”, declarou o instituto.

Com cerca de um terço de seu território abaixo do nível do mar, a Holanda é particularmente vulnerável ao aquecimento global, mas também é um dos maiores poluidores “per capita” da Europa.

 “Se não reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, o nível do mar na costa holandesa pode subir 1,2 metros até 2100, em comparação com o início do século atual”, e até 2 metros se o degelo das calotas polares se acelerar, acrescentou o KNMI.

Com seus reservatórios e barreiras contra tempestades, inovação constante e milhares de quilômetros de diques e dunas, a Holanda se orgulha de ser “o delta mais seguro do mundo”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Corinthians vence Campeonato Sul-americano de Remo Master

Corinthians vence Campeonato Sul-americano de Remo Master

28/03/2024

Corinthians conquistou, de forma inédita, o Campeonato Sul-americano de Remo Master com um total de 211...

Categorias