18 de outubro, 2024

Últimas:

Buscas pelos dois fugitivos da penitenciária federal de Mossoró entram no quarto dia

Anúncios

As buscas pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima de Mossoró entraram no quarto dia. Na sexta-feira (16) à noite, os bandidos invadiram uma casa e fizeram um casal refém.

Mais de 300 agentes de segurança trabalham nas buscas por Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça.

Anúncios

Mais de 300 agentes de segurança trabalham nas buscas por Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o diretor geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza, anunciaram que vão chegar a Mossoró (RN) neste domingo (18). Eles vão se reunir com os chefes das equipes.

Na noite de sexta, os bandidos invadiram uma casa, que fica próxima à area de mata, e fizeram um casal refém. O morador, que não quis gravar entrevista, contou que ouviu o cachorro latindo e saiu pra ver o que era. Foi nesse momento que ele foi rendido pelos dois homens, que se identificaram como sendo os fugitivos da Penitenciária de Mossoró, e foram reconhecidos pela própria vítima.

Anúncios

O morador disse que os bandidos ficaram cerca de quatro horas dentro da casa. Pediram pra ver as notícias sobre a fuga, comeram, beberam água e saíram depois da meia-noite, levando comida, garrafas com água, uma faca de mesa e dois celulares.

As autoridades não têm dúvidas de que os fugitivos continuam por perto, num raio de no máximo 15 km do presídio.

Rogério e Deibson, ligados à facção criminosa Comando Vermelho, fugiram na madrugada de quarta-feira (14). No mesmo dia à noite, arrombaram uma casa a cinco quilômetros do presídio federal. Lá, eles roubaram roupas e comida.

Na sexta pela manhã, com a ajuda de cães farejadores, agentes encontraram uma camiseta de uniforme de presidiário numa mata, além de pegadas. À noite, invadiram a casa do casal, que fica a cerca de dois quilômetros da penitenciária.

Em alguns imóveis próximos ao presídio, a polícia começou a fixar cartazes com as fotos dos fugitivos e com contatos das autoridades. E têm repassado orientações para os moradores. “Tenham cuidado à noite. Fechem as portas, desliguem as luzes”, relata o agricultou Manoel Honorato dos Santos.

A unidade passa por uma série de obras, o que pode ter contribuído para as falhas de segurança, segundo os investigadores. A principal suspeita da perícia é que eles passaram por um buraco, onde ficava a luminária da cela. Os detentos teriam usado duas barras de ferro pra quebrar a parte da luminária.

O corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, o juiz Walter Nunes, afirma que sem a barra de ferro a fuga não seria possível.

“Vocês viram a grossura da parede? Pra ele fazer aquele buraco, pra passar a cabeça, e a parte do tronco, ele teve que rasgar aquilo, com uma barra de ferro. Como é que uma barra de ferro estava na posse de ambos, cada um tinha uma barra de ferro. Então essa barra de ferro chegou até eles. Como chegou? Alguém levou, ele não sai de dentro da cela”, relata o juiz Walter Nunes.

Durante o trajeto que supostamente percorreram, havia uma câmera de segurança que não estava funcionando; os refletores do poste mais próximo do local da fuga estavam desligados porque o disjuntor está desativado.

Uma nova portaria do ministério, que prorroga restrições, começou a valer neste sábado.

  • Os banhos de sol, visitas sociais e atividades de assistência educacional, laboral e religiosa estão suspensos até dia 21 de fevereiro;
  • Ficam mantidos os atendimentos de saúde e de advogados;
  • A portaria também limita o acesso às dependências de vivências, isolamento e inclusão.

Bloqueios

No Ceará, as equipes da Polícia Rodoviária Federal seguem reforçadas, nas rodovias próximas à divisa com o Rio Grande do Norte, que dão acesso à cidade de Mossoró.

Em Aracati, cidade cearense que tem o aeroporto mais próximo a Mossoró, os agentes fazem barreiras móveis em pontos estratégicos da estrada para fiscalizar os motoristas e vistoriar todos os veículos.

O governo do Ceará anunciou que está integrando as forças de segurança que atuam na captura dos dois fugitivos por meio de 12 homens dos grupamentos e inteligência e também de segurança máxima da Secretaria de Administração Penitenciária. Homens que têm cinco anos de experiência na recaptura de fugitivos do sistema penitenciário do Ceará com 80% de sucesso.

A Federação Nacional dos Policiais Penais Federais afirmou, em nota, que as Penitenciárias Federais continuam seguras, que as investigações ainda estão em curso, que os foragidos não tiveram apoio externo. E que, havendo responsáveis, eles respondam pelas suas ações ou omissões.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

O novo escritório impulsiona o potencial comercial da Colômbia e fortalece a rede logística da DP World nas Américas....

Categorias