24 abril, 2024

Últimas:

‘Buracos de minhoca’ em Plutão deixam cientistas intrigados

Anúncios

Aos poucos as imagens feitas pela Nasa em Plutão vão chegando às mãos de toda a sociedade. E, como acontece com as fotos de Marte, despertam curiosidade gigante de quem as analisa mais profundamente.

Diferente do que acontece com Marte, porém, no caso de Plutão a superfície do planeta impressiona por si só, sem a necessidade do aparecimento de “seres extraterrestres”. Assim sendo, um novo flagra feito no planeta mais distante do Sistema Solar tem chamado atenção.

Anúncios

Trata-se de uma foto da superfície de Plutão que mostra o solo local completamente esburacado. As cavidades, que lembram buracos de minhoca, têm chamado a atenção de especialistas, que ainda não conseguem explicar o que seriam as marcas, localizadas na área chamada de Sputnik Platum.

De acordo com os especialistas, apesar de ser impossível precisar com 100% de certeza o que seriam os buracos, é possível imaginar o que os causou. E, para os cientistas, a causa de tais buracos é a presença de um tipo de gelo extremamente volátil no solo local, combinado com nitrogênio sólido.

Anúncios

plutao-buracos-minhoca-2-211015

“A presença desse tipo de buraco e a forma como eles aparecem expostos é um indício muito forte de que há um fluxo no gelo que encontramos no local, mostrando uma diferença sutil entre a superfície e a atmosfera do planeta. Agora nosso time trabalha para entender o processo físico que está envolvido nesse caso”, explica Johns Hopkins, um dos participantes do projeto New Horizons.

Outra descoberta importante feita pelo projeto da Nasa diz respeito a duas das cinco luas que rondam Plutão. Trata-se da presença de água na superfície dos satélites Nix e Hydra. A sonda New Horizons, em seu caminho até o planeta, fez diversas fotos para análise dos satélites de Plutão.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Erros médicos geraram 12% das internações na UTI do HC de SP

Erros médicos geraram 12% das internações na UTI do HC de SP

24/04/2024

Thayan Fernando Ferreira, advogado especialista em erro médico, conclui que situações adversas deveriam ser evitadas e,...

Categorias