29 março, 2024

Últimas:

Brasileiro que invadiu Capitólio dos EUA é condenado a liberdade condicional e multa

Anúncios

Um brasileiro que participou da invasão ao Capitólio, sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos, foi condenado pela Justiça americana a cumprir um ano de liberdade condicional, pagar multa de US$ 500 (pouco mais de R$ 2.700) e prestar 100 horas de serviços comunitários. A sentença foi publicada na última terça-feira (12).

Eliel Rosa fez parte do grupo de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que entrou à força no Congresso em 6 de janeiro, durante a contagem dos votos da eleição presidencial, que deu vitória ao democrata Joe Biden. Cinco pessoas morreram no tumulto.

Anúncios

De acordo com a investigação do FBI, Rosa viajou do Texas para Washington, motivado por um post de Trump no Twitter, em que o republicano convocava apoiadores a uma manifestação, alegando fraude nas eleições. Ele teve a companhia de uma amiga, Jenny Cudd, que também participou do protesto.

Fotos divulgadas pela Justiça americana mostram o brasileiro Eliel Rosa durante invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021 (Foto: Departamento de Justiça dos EUA)

A invasão aconteceu durante a sessão que referendava a vitória de Biden na disputa presidencial. Momentos antes, Trump discursou aos apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral.

Anúncios

Rosa e Cudd entraram no Capitólio por volta das 14h35. À polícia, o brasileiro contou que ouviu tiros, estrondos e sentiu cheiro de gás lacrimogêneo.

Ele foi fotografado dentro da sede do Legislativo e também aparece em imagens de câmeras de segurança. Rosa chegou a postar no Facebook um registro, em que aparece ao lado da amiga dentro do Capitólio.

O brasileiro foi indiciado por obstrução de procedimento oficial, entrar e permanecer em um prédio ou terreno restrito e conduta desordenada e perturbadora. O inquérito do FBI não fala em atos violentos ou danos causados por ele no Congresso.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias