24 abril, 2024

Últimas:

Brasileiro detido nu no Vaticano está em hospital psiquiátrico, diz irmão

Anúncios

O brasileiro Luis Carlos Giampaoli, de 44 anos, que foi detido ao entrar pelado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, está internado em um hospital psiquiátrico na Itália e voltará ao Brasil, afirma o irmão Alexandre João Paulo, de Cerquilho (SP). Giampaoli está em um hospital em Roma desde que invadiu nu a basílica em 4 de janeiro, confirma o irmão.

Leia mais:

Anúncios

‘Estamos chocados’, dizem irmãos de brasileiro detido nu no Vaticano

Brasileiro é detido após entrar pelado na Basílica de São Pedro, no Vaticano

Anúncios

Alexandre diz que conversou com o irmão nesta terça-feira (12), mas que não falaram sobre o assunto. A volta ao Brasil não seria por deportação, isto é, por obrigação. “Falei só um pouco com ele, a ligação teve que ser bem rápida no hospital. Ele disse que está bem, que está tranquilo. Contou que o Consulado do Brasil o está acompanhando e falou que está ajeitando as coisas para voltar, mas não comentou quando será o retorno. A volta é uma opção dele”, conta.

O Itamaraty foi procurado nesta terça-feira (12), mas não comentou sobre o retorno de Giampaoli ao país. O órgão reforçou apenas que o Consulado do Brasil na Itália acompanha o caso.

Entenda o caso

Luis Carlos Giampaoli entrou pelado na Basílica de São Pedro em 4 de janeiro, dias depois de chegar à Itália. A invasão foi filmada por um turista. No vídeo, ele parece desorientado, usa apenas meias, tênis e carrega uma mochila preta. Giampaoli levanta os braços e grita que não há solidariedade em Roma, dizendo que demorou 17 anos para conseguir a esperada cidadania italiana e que teve que dormir nas ruas.

Ele caminhou nu pela nave da Basílica e se aproximou do Baldaquino sobre o Altar Papal, até que foi contido por seguranças, que o cobriram com um casaco.

Segundo os irmãos, ele é solteiro e não tem filhos. Ao todo, a família é composta por sete irmãos. A maioria vive em Laranjal Paulista (SP), onde os pais de Luis, já mortos, viveram. Alexandre explica que o irmão tem o sobrenome diferente porque foi corrigido. “O certo da família é Giampaoli, mas aqui no Brasil, desde a época do meu avô, erraram o sobrenome e todos nós ficamos como o sobrenome João Paulo”, explica.

Em entrevista ao G1 em 6 de janeiro, a irmã Claudia João Paulo contou que Giampaoli se mudou para São Paulo (SP) há alguns anos e que sempre estudou muito. “Foi técnico de enfermagem e trabalhou em diversos hospitais da capital, como o Hospital das Clinicas e o Hospital São Paulo. Já fez gastronomia e também trabalhou como chef, chegou a cozinhar para o governador do estado. Também já fez curso de teatro lá em São Paulo. Ele é muito estudado, muito inteligente, não sei por que fez isso”, questionou na época.

Fonte: G1

Últimas

A EMGA obtém financiamento de US$ 15 milhões para o Banco Improsa na Costa Rica

23/04/2024

Anúncios LONDRES, April 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), em...

Categorias