Brasil terá grupo da morte no basquete masculino nos Jogos Olímpicos

A Federação Internacional de Basquete sorteou nesta sexta-feira os grupos da disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Na chave masculina, o Brasil tem pela frente Argentina, Espanha e Lituânia; já na feminina, a seleção brasileira tem pela frente a Austrália, medalhista nas cinco últimas edições do torneio.

Nas duas competições (masculina e feminina), as 12 seleções foram divididas em dois grupos com seis equipes cada. As quatro primeiras colocadas avançarão ao mata-mata.

Tanto no torneio masculino quando no feminino, ainda há seleções a ser definidas pelos torneios pré-olímpicos mundiais. Na disputa masculina, são três vagas a ser disputadas no Pré-Olímpico entre 4 e 10 de julho; na feminina, cinco vagas a ser disputadas entre 13 e 19 de junho.

O sorteio do torneio feminino colocou o Brasil no Grupo A, ao lado de Japão, Austrália e três equipes que ainda buscam vagas pela repescagem mundial. Já o Grupo B contará com Canadá, Estados Unidos, Senegal, Sérvia e duas outras seleções que buscam vagas pela repescagem.

O torneio pré-olímpico será disputado na cidade de Nantes (França) e contará com 12 seleções: França, Espanha, Bielorrúsia, Turquia, Cuba, Argentina, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Camarões, Nigéria e Venezuela.

Veja como ficaram os grupos do torneio masculino:

JOGOS DO BRASIL E EUA NA FASE DE GRUPOS

EUA x China, 6 de agosto (sábado)

Brasil x Lituânia, 7 de agosto (domingo)

EUA x Venezuela, 8 de agosoto (segunda-feira)

Brasil x Espanha, 9 de agosto (terça-feira)

EUA x Austrália, 10 de agosto (quarta-feira)

Brasil x Adversário a definir no Pré-Olímpico, 11 de agosto (quinta-feira)

EUA x Adversário a definir no Pré-Olímpico, 12 de agosto (sexta-feira)

Brasil x Argentina, 13 de agosto (sábado)

EUA x Adversário a definir no Pré-Olímpico, 14 de agosto (domingo)

Brasil x Nigéria, 15 de agosto (segunda-feira)

Já na competição masculina, o Grupo A tem Estados Unidos, Venezuela, China, Austrália e dois times do pré-olímpico. Por sua vez, o Grupo B tem Argentina, Espanha, Brasil, Nigéria, Lituânia e uma seleção da repescagem.

O pré-olímpico contará com 18 seleções, divididas em três torneios paralelos com seis equipes cada. Em cada um, apenas o campeão garante a vaga olímpica. Os três classificados serão distribuídos nas chaves por um sorteio posterior.

No torneio 1, na Sérvia, estão Sérvia, Angola, Porto Rico, Japão, República Tcheca e Letônia. No torneio 2, nas Filipinas, estão Turquia, Senegal, Canadá, França, Nova Zelândia e Filipinas. Já no torneio 3, disputado na Itália, estão Grécia, México, Irã, Tunísia, Croácia e Itália.

Fonte: UOL

Scroll Up