29 março, 2024

Últimas:

Brasil perde, vê Colômbia fazer história, mas é campeão sul-americano de vôlei feminino

Anúncios

O roteiro se indicava previsível. Tão absoluto na América do Sul, o Brasil parecia ter uma missão quase protocolar para garantir seu 22° título continental. Para isso, bastava um set. A Colômbia, porém, quis assumir o protagonismo e escrever os passos de sua própria história. Ao vencer as duas primeiras parciais da decisão, o time da casa carimbou uma vaga inédita no Mundial de 2022. Chegou a flertar com a conquista, mas viu o Brasil vencer o terceiro set e garantir o troféu em Barrancabermeja. No fim, arrancou a vitória para celebrar uma noite de sonhos. Motivos para festa dos dois lados, mas com um gosto de anticlímax para as brasileiras: 3 sets a 1 para as colombianas, parciais 25/19, 25/23, 24/26 e 25/23.

Brasil x Colômbia Sul-Americano feminino de vôlei — Foto: SporTV
Brasil x Colômbia Sul-Americano feminino de vôlei (Foto: SporTV)

O feito da Colômbia é histórico. A seleção confirma a evolução dos últimos anos sob o comando do brasileiro Antônio Rizola e vai ao seu primeiro Mundial. A equipe precisava vencer dois sets para passar a Argentina na pontuação e garantir o lugar na competição do próximo ano, na Polônia e na Holanda. Foi além e conquistou sua primeira vitória sobre o Brasil em um Sul-Americano. Há dois anos, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, já havia derrubado as rivais na semifinais rumo à prata inédita.

Anúncios

O Brasil, que só havia perdido um set na competição até este domingo, precisava vencer apenas um para ficar com o título. A vaga no Mundial já havia sido garantida na partida anterior, contra o Chile. Não foi um bom jogo. O troféu veio com uma parcial sofrida, quase desperdiçada depois de a Colômbia chegar ao empate em 24/24. Ainda que a atuação não tenha sido das melhores, a seleção de Zé Roberto confirmou o favoritismo ao garantir o 22° troféu sul-americano, o 14° em sequência. O Peru, com 12 títulos, é a única outra seleção a ter fincado a bandeira no topo do continente.

A seleção fechou a competição com três vitórias e uma derrota. Terminou com o mesmo número de pontos da Colômbia, mas levou a melhor pela média de sets vencidos. Na lista de melhores da competição, três brasileiras. Gabi foi eleita a MVP, enquanto Carol Gattaz, central, e Ana Cristina, oposta, entraram na seleção.

Anúncios

Seleção colombiana comemora vitória contra o Brasil e vaga no Mundial — Foto: Reprodução
Seleção colombiana comemora vitória contra o Brasil e vaga no Mundial (Foto: Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias