19 abril, 2024

Últimas:

Brasil concede refúgio a quase 8 mil venezuelanos de uma vez

Anúncios

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) aprovou nesta sexta-feira (28) o reconhecimento da condição de refúgio a 7.992 cidadãos da Venezuela. Com a decisão, o Brasil chega a cerca 47 mil refugiados venezuelanos.

Essa nova leva se soma a outras iniciadas em dezembro do ano passado. Uma das razões para a maior velocidade na análise dos pedidos de refúgio por venezuelanos é o reconhecimento da Venezuela pelo governo brasileiro há um ano como país em grave e generalizada violação de direitos humanos.

Anúncios

Em 2019, o colapso político e econômico no regime de Nicolás Maduro se agravou com as denúncias de fraude eleitoral que levaram o líder da oposição, Juan Guaidó, a se proclamar presidente interino da Venezuela, sendo imediatamente reconhecido por países como Estados Unidos e Brasil.

Venezuelanos no Brasil

Refugiados venezuelanos começam a ser realocados em novo espaço de acolhimento, em Belém — Foto: Camila Diger/Agência Belém
Refugiados venezuelanos começam a ser realocados em novo espaço de acolhimento, em Belém (Foto: Camila Diger/Agência Belém)

Mesmo com as recentes aprovações, os venezuelanos ainda respondem pela maioria dos pedidos de refúgio em andamento: eles representam 53,7% das 193.737 solicitações pendentes de análise pelo Conare.

Anúncios

Balanço mais recente do comitê mostra que o Brasil tinha cerca de 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas em junho, considerando todas as nacionalidades. O novo balanço não foi totalizado, mas, com a nova leva de aprovações, esse número passou 50 mil — ou seja, mais de oito vezes o registrado em dezembro de 2019.

Fonte: G1

Últimas

Setor logístico vem investindo em práticas ESG para promover sustentabilidade

Setor logístico vem investindo em práticas ESG para promover sustentabilidade

19/04/2024

O setor logístico está cada vez mais comprometido em adotar práticas ambientais, sociais e de governança...

Categorias