23 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde confirma caso de morcego positivo para raiva na Vila Maria

Anúncios

A Vigilância Ambiental em Saúde resgatou, na última quarta-feira (21), em uma residência da Vila Maria, região leste de Botucatu-SP, um morcego frugívoro que foi encontrado morto pelos moradores.

O morcego foi encaminhado para exame de diagnóstico de raiva e o resultado foi positivo. Trata-se do terceiro caso de raiva em morcegos do ano e o segundo do mês de agosto, ambos da mesma espécie: Artibeus lituratus. Na residência há 3 cães e 8 gatos que tiveram um possível contato com o morcego encontrado, portanto, iniciaram um esquema de pós exposição de risco que corresponde a três doses de vacina antirrábica (0, 7 e 30).

Anúncios

Os responsáveis pelos animais contactantes também assinaram um termo de responsabilidade, ou seja, se comprometem a mantê-los em observação por 180 dias e também a comunicar a Vigilância Ambiental em Saúde caso os mesmos apresentem, neste período, alterações de comportamento sugestivos para a raiva como deixar de comer e beber, procurar lugares escuros, apresentar paralisia de membros ou tornar-se agressivo.

No dia 09 de setembro terá início a etapa urbana da vacinação de cães e gatos contra a raiva, portanto é importante que os tutores levem seus animais para serem imunizados, pois se tiverem contato com morcegos e/ou outros mamíferos infectados, estarão protegidos e não se tornarão uma fonte de infecção para o homem. O Canil Municipal (38111515), localizado na Avenida Itália, s/n, Lavapés, é um posto permanente de vacinação antirrábica e atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Lembre-se, o bem-estar do cão e do gato faz parte da promoção da saúde humana.

Anúncios

Sobre a raiva

A raiva é uma doença fatal que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. O vírus está presente na saliva do animal infectado, portanto, sempre que houver um acidente, por exemplo, contato com morcego, mordida ou arranhadura causado por cão, gato ou outro mamífero, lave bem o local com água e sabão e procure imediatamente o serviço de saúde.

Recomendações

Não tente capturar os morcegos. Caso encontre um morcego caído e/ou pousado em local não habitual à espécie, importante isolar o animal, manter cães e gatos afastados e acionar a Vigilância Ambiental em Saúde (38135055) que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Após o horário comercial, finais de semana e feriados, o plantão será acionado através do 199 da Guarda Civil Municipal.

Sobre os morcegos frugívoros

Morcegos frugívoros se alimentam de frutos, são importantes dispersores de sementes, pois têm o trânsito intestinal rápido e defecam em pleno voo as sementes ingeridas que ao atingirem o solo germinam e recuperam, principalmente, áreas degradadas. Morcegos não hematófagos não são alvos de controle em saúde pública, são animais silvestres protegidos por legislação ambiental.

Serviço
Vigilância Ambiental em Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Fone: 38135055

Últimas

Ferramentas avançadas de BI visam democratizar a ciência de dados no Brasil

23/04/2024

Fornecedores estão usando GenAI e recursos de linguagem natural para tornar o processo de governança de...

Categorias