06 maio, 2024

Últimas:

Botucatu: Vereadora Alessandra Lucchesi pede revisão de valores pagos a estagiários da Prefeitura

Anúncios

A vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) reivindicou, pela segunda vez em seu mandato, ao Prefeito Mário Pardini, que estabeleça com o Secretário Fábio Leite, da Fazenda, um reajuste na bolsa paga aos estagiários da administração municipal.  Os estagiários são contratados por secretarias em quantidade variada.

De acordo com o requerimento da vereadora e professora universitária, faz aproximadamente oito anos que os contratados nessa função recebem o mesmo valor de auxílio pelo trabalho aprendiz.

Anúncios

Atualmente, a média de ajuda financeira da Prefeitura é de R$ 400,00.

No requerimento, Alessandra Lucchesi solicitou que os contratos de estágio existentes atualmente na cidade sejam revistos para que os valores pagos aos participantes sejam reajustados. Ela argumenta que os custos de faculdades e cursos técnicos particulares aumentaram suas mensalidades várias vezes nos últimos anos e é preciso encontrar um percentual para recuperar os valores da bolsa de auxílio.

Anúncios

“Entendo que a Prefeitura tem prioridades com os servidores, mas o requerimento é um pedido para avaliação dessa possibilidade, considerando todo esse tempo sem reajuste. As mensalidades das faculdades privadas tiveram aumentos significativos, sobretudo nos últimos anos. É valorosa a manutenção deste convênio, tanto para os estudantes, como para a Prefeitura Municipal, haja vista a importância dos trabalhos desenvolvidos por estes futuros profissionais, mas é importante também que os seus vencimentos sejam reajustados”, explica Alessandra Lucchesi.

Conforme salientou a assessoria de imprensa da Câmara, a vereadora destaca a importância da valorização do estágio, que muitas vezes é um pré-requisito para a conclusão de diversos cursos de graduação.

“O estágio é um período de prática profissional, desenvolvido por estudantes do ensino médio e superior, em empresas ou instituições, com a finalidade de complementar a aprendizagem dos conteúdos obtidos em sala de aula através da vivência no ambiente de trabalho e o papel desempenhado por eles dentro da Prefeitura é muito bacana e importante”, concluiu.

 

Irá analisar

O Prefeito Mário Pardini (PSDB) afirmou que ainda não tomou conhecimento oficial do documento da Câmara e analisará a questão, tendo como perspectiva algumas premissas: as prioridades da Prefeitura e a disponibilidade financeira.  “Eu entendo que o estágio é uma atividade de aprendizagem e não é emprego. Estou há dois anos na gestão, não sabia que tinha todo esse tempo sem reajuste para os estagiários. Vou me inteirar e ver se é possível esse reajuste”.

A Prefeitura de Botucatu tem um programa de estagiários que abre espaço para treinamento de alunos de cursos universitários, realizado por cada secretaria de governo ou órgão da administração, com monitoramento de profissionais formados e com avaliações regulares. Calcula-se que sejam aproximadamente 250 pessoas na atividade.

 

Haroldo Amaral – Jornal Leia Notícias

Últimas

Família de Botucatu ganha mais de R$ 60 mil em produtos da Havan, no programa Domingo Legal do SBT

05/05/2024

Anúncios Uma família de Botucatu participou do programa “Domingo Legal” do SBT, neste domingo, 05 de...

Categorias