26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Tutora faz alerta após cães passarem mal por causa de dedetização em residência

Anúncios

Uma tutora de 7 animais, e ativista da causa animal de Botucatu, entrou em contato com o Jornal Leia Notícias para alertar sobre os riscos da dedetização para quem tem animais em casa.

Ana Paula é moradora da Vila Nogueira e possui 4 gatos e 3 cães em sua casa. Para combater pragas urbanas e solucionar uma infestação de baratas, ela contratou uma empresa de dedetização da cidade.

Anúncios

A tutora conta que o serviço foi feito na manhã da segunda-feira (21), e a única orientação da equipe, era que os animais deveriam ficar fora da residência por duas horas, e em seguida poderiam retornar.

Ana foi com os animais para a casa de uma vizinha e permaneceu lá pelo tempo determinado pelos profissionais. ” Quando retornei percebi que o cheiro dos produtos estava muito forte. Acho que os animais, que são mais sensíveis, começaram a sofrer com náuseas.”

Anúncios

Ana disse que apesar de saber que o jardim seria dedetizado, não foi informada que o produto ficaria por mais tempo nas plantas e colocaria seus animais em risco. Dois cães acabaram comendo as plantas e em seguida, apresentaram vômito com muita espuma.

“Corri para o Hospital Veterinário e foram diagnosticados com intoxicação causada por veneno. Se eu soubesse que as plantas ficariam nocivas a saúde deles, não deixaria. È comum cães e gatos procurarem gramas e folhas quando estão nauseados”.

Ana conta que no primeiro momento entrou em contato com a empresa e não teve uma atenção sobre o caso. ” O proprietário disse que cães não comiam plantas e que os produtos tinham liberação da Anvisa”.

Mas em seguida, outra representante da empresa entrou em contato e afirmou que arcaria com os custos da internação dos animais.

Os cães seguem internados mas o estado de saúde deles é estável e não correm risco de morte.

” Como ativista da causa animal em Botucatu quero que nosso caso sirva de alerta para que novos animais não se intoxiquem durante a dedetização. Os produtos podem ser liberados, mas o cheiro é forte e no meu caso, se soubesse na aplicação nas plantas, jamais teria permitido”, desabafou a tutora.

Por que o cachorro come grama ou plantas?

Cachorro come grama o tempo todo, você já deve ter visto isso. Trata-se de uma situação que acontece com bastante frequência com alguns cães, mas você sabe por que isso ocorre?

Esse comportamento do cachorro é uma medida extrema para que ele alivie a dor no estômago, algo que ele comeu e não está fazendo bem, e a grama funciona como um limpador na barriga do animal.

As plantas são consideradas ervas medicinais, portanto se o cachorro come grama é porque ele sente dor no estômago e isso evita que ele vomite e coloque tudo para fora. Com isso, ele aliviar a dor intestinal.

O uso de veneno costuma ser um tabu nas residências onde há cães e gatos. E se o pet entrar em contato com o produto? Ele terá problemas de saúde?

Dicas para proteger seu pet após a desinsetização

Sim, as substâncias utilizadas no controle de insetos podem ser tóxicas para animais de estimação. É por isso que você deve tomar alguns cuidados após a imunização do ambiente. Veja o que fazer.

1. Isole a área

Existem diferentes métodos para o controle de pragas. Quando há aplicação de gel ou iscas, não é preciso deixar o local. Porém, se a prática envolver a pulverização de domissanitário líquido, então a área deve ficar isolada por 12 horas. Esse é o período necessário para o produto secar.

Os cachorros e os gatos costumam ser mais sensíveis aos químicos. Assim, recomenda-se que eles fiquem longe por mais tempo, em torno de 24 horas. A essa altura, a toxicidade já terá baixado a um nível tolerável.

2. Dificulte o acesso dos animais de estimação às áreas dedetizadas

O veneno em gel é bastante eficaz contra baratas e formigas. O uso geralmente ocorre em cozinhas e despensas, onde há grande concentração de alimentos.

Quando os profissionais aplicam o material, eles procuram pontos como frestas de paredes, quinas de móveis e cantos escuros. Esses são os refúgios preferidos das pragas urbanas, justamente porque a colônia fica protegida de predadores.

Verifique se seu amiguinho de quatro patas tem acesso fácil a esses locais. Se for o caso, restrinja a circulação do peludo. Instale barreiras físicas ou, simplesmente, tranque as portas do cômodo dedetizado.

3. Delimite uma zona segura para o pet

Para facilitar o monitoramento dos pets, determine um lugar em que seus bichinhos possam movimentar-se livremente. Vale o quintal, a sala de estar ou outra peça da residência.

Certifique-se de que não haja ralos no perímetro. As baratas atingidas pelo domissanitário ficam tontas e algumas escapam por essas aberturas. Então, no momento em que seu animal de estimação entrar em contato com o inseto, poderá ingerir um pouco da substância tóxica.

4. Remova insetos mortos

Aliás, a atenção aos felinos deve ser redobrada. Isso porque eles adoram brincar com baratas, borboletas e outras criaturas menores.

Mesmo que o bichano não coma a presa, o simples fato de capturá-la e manipulá-la pode ser motivo de preocupação. Por isso, o ideal é que seu gatinho se entretenha apenas com arranhadores, bolas de borracha e acessórios do tipo.

Fique de olho. Nos dias seguintes à dedetização, é comum encontrar insetos mortos sobre o piso e os móveis. Ao ver um deles, remova-o imediatamente e lave a superfície com água e sabão. Essa medida diminui os riscos de intoxicação.

5. Observe os vizinhos

Mesmo os animais domésticos mais bem tratados dão uma fugidinha até o terreno ao lado, né? Esse hábito ocorre com frequência em condomínios residenciais e bairros onde as casas são divididas apenas por uma cerca.

Seu cachorro tem direito de correr e se divertir pelo quarteirão, mas tome cuidado. As mesmas regras que valem para você vigoram quando seu vizinho recorre à desinsetização.

Mantenha o pet em casa durante alguns dias. Isso evita um eventual passeio por áreas envenenadas. Em paralelo, monitore o pátio e as aberturas da residência, já que insetos intoxicados tentarão migrar até o local seguro mais próximo.

Segurança na dedetização diminui riscos de envenenamento de pets

Com a devida cautela, você não tem por que se preocupar. Seu lar estará livre de formigas, baratas, pulgas, escorpiões, carrapatos, traças e aranhas. Os únicos animais bem-vindos serão cães e gatos.

No entanto, bem sabemos como a mascote da família pode ser curiosa. Os peludos comem o que não devem, atravessam janelas e invadem locais perigosos simplesmente porque querem explorar o mundo ao redor. Nem sempre é possível frear os ânimos dessas criaturinhas.

Aí acontece o que não deveria: o pet lambe uma parede cheia de domissanitário ou engole um inseto morto pelo veneno. E agora?

Bem, em geral não há transtorno. A quantidade de substância tóxica ingerida é tão pequena que dificilmente afetará o organismo do animal. Além do mais, os produtos de imunização têm um sabor amargo, desagradável ao paladar dos mamíferos. Ou seja, o Totó não vai devorar um móvel dedetizado como se fosse ração.

Ainda assim, vale a pena conhecer os sintomas de intoxicação dos animais. Eles incluem:

  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Salivação excessiva;
  • Diarreia;
  • Tremores;
  • Convulsões;
  • Falta de coordenação motora;
  • Sangramentos;
  • Manchas vermelhas ou roxas na pele.

Frente a esses sinais, leve seu animal de estimação até um consultório veterinário. Os profissionais de plantão conseguirão realizar o procedimento mais adequado.

Tenha em mãos o nome do domissanitário empregado no serviço de dedetização. Conhecendo o produto que causou o envenenamento, fica mais fácil entender as reações do bichinho.

Por isso, na hora de escolher a imunizadora, pesquise a reputação da marca. A empresa deve utilizar substâncias autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também é importante que a equipe forneça relatórios técnicos sobre o serviço, informando as espécies invasoras identificadas, os procedimentos realizados e o tipo de veneno administrado no local.

Leia Notícias

Últimas

Novo suplemento de creatina chega ao mercado

Novo suplemento de creatina chega ao mercado

26/04/2024

Disponível no formato sublingual, o produto promete uma absorção mais rápida e eficiente

Categorias