Anúncios
O início de inverno deve se caracterizar por intenso frio, conforme projeção da Defesa Civil do município. Isso se deve à chegada de uma forte frente fria, fazendo com que os termômetros venham a marcar temperaturas que variam entre 1 e 20 graus. Com isso, agasalhos, cobertores e aquecedores serão os protagonistas do período para milhares de botucatuenses. No entanto, uma parcela de moradores considerados em situação de vulnerabilidade estarão sujeitos às quedas de temperatura, com consequências como hipotermia. Para evitar tais situações de risco, algumas ações têm sido desencadeadas pelo Poder Público, com foco na assistência desta parcela da população. Uma delas é a intensificação da Operação Migrante, iniciada em 13 de maio, sendo realizada em parceria pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Assistência Social.
“A Operação Migrante é realizada em conjunto pela Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, e a Secretaria de Assistência Social, por meio do Espaço Acolhedor. Esta iniciativa consiste em rondas periódicas onde identificamos pessoas em situações de vulnerabilidade, para que possamos oferecer acolhimento. Botucatu costuma ter baixas temperaturas principalmente nesta época de inverno. Temos a preocupação para que ninguém venha a sofrer com o frio”, explica Leandro Destro, comandante da GCM. Nas primeiras semanas de operação foram atendidas 64 pessoas – desse total, 14 eram idosas – em situação de risco pelas ruas, praças e residências sem estrutura necessária para abrigo no período de frio intenso. Todos os atendidos são encaminhados para o Espaço Acolhedor, na Vila Ema, inaugurado em 2016 e que fornece abrigo e alimentação de forma ininterrupta.
Anúncios
“Continuaremos fazendo esse trabalho, intensificando as ações nos dias em que as temperaturas são extremamente baixas, uma equipe da Secretaria de Assistência sai em conjunto com as viaturas da Guarda Municipal para recolher essas pessoas e também convencer de que é importante ter um lugar para se passar a noite protegidas e com alimentação”; salienta Destro.
O Espaço Acolhedor tem capacidade para atender a 25 usuários, de ambos os sexos, através de acolhimento temporário, segundo informações da Prefeitura de Botucatu. No prédio há refeitório, cozinha, banheiros masculino e feminino, área de serviço, despensa, sala de guarda volumes, sala para coordenação e administração, quartos feminino e masculino, área de lazer. Campanha do Agasalho Outra iniciativa para esta época do ano é a Campanha do Agasalho, que tem arrecadado peças de roupas em pontos espalhados pela Cidade. Diferente de outros anos em Botucatu, a disponibilização das roupas será feita através dos Cabides Solidários.
Anúncios
São mais de 20 cabideiros instalados em unidades do CRAS, Unidades de Saúde e outras instituições, onde famílias, que realmente necessitam, poderão selecionar as peças. Como ajudar neste inverno Guarda Civil Municipal199 Defesa Civil de Botucatu3811-1473 Espaço Acolhedor- Avenida Paula Vieira, 489, Vila Ema. Telefone (14) 3811-1421
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral