29 março, 2024

Últimas:

Artigo: A Cesar o que é de Cesar – Por Dr. André Balbi

Anúncios

Os anos passam, as gerações se sucedem e as grandes parcerias permanecem. Parcerias são situações onde ocorre a ajuda mutua, onde os atos de ajudar e ser ajudado se completam. Parcerias são dividir ideias, planos, momentos, ações, intenções, projetos, futuro. Trabalhamos mais e vivemos melhor quando somos e temos parceiros. Nesta semana uma longa parceria, iniciada há 42 anos, será encerrada.

Foi quando nossos professores, parceiros da jovem Unesp, talvez sentados em algum fio de bigode, fizeram um acordo para o empréstimo de uma nova construção que pertencia ao Instituto de Biociências (IB) para a Faculdade de Medicina (FMB) para que seu Hospital das Clínicas (HC) pudesse ampliar o atendimento ambulatorial que já era numeroso. Estavam sendo criados, assim, os famosos “blocos”. Com a recente inauguração do novo prédio dos ambulatórios, coube a mim, representando o HC, devolver este prédio ao seu verdadeiro dono, o IB, representado pelo seu diretor atual, o Professor Cesar.

Anúncios

Trata-se de um privilégio para duas pessoas que, em 1977, eram muito jovens e que nunca imaginaram que um dia estariam cumprindo este papel. O tempo deixou marcas de enorme desgaste físico nos “blocos”. Entretanto, eles estão repletos de lembranças e de aprendizado para centenas de médicos formados pela FMB. Foi ali que aprendemos que a medicina não é feita somente nos leitos hospitalares, mas também é feita nas salas simples onde se esclarecem duvidas e se controlam e previnem doenças mais graves.

Nos “blocos” também aprendemos a ser médicos. Naquele local trabalharam centenas de docentes e demais servidores, ensinando e atendendo por anos a fio. Hoje o HC quer ser mais que um excelente hospital escola terciário que continua crescendo. Queremos ser um HC-cidadão que denuncia as mazelas sofridas por quem o procura e vai procurar quem dele precisa. E queremos ser também um HC-parceiro que reconhece quem nos ajuda. Os anos e as gerações passam como o vento, mas as parcerias fortes permanecem. A Cesar o que é de Cesar com agradecimento, emoção e esperança.

Anúncios

Dr. André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.

* Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal Leia Notícias

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias