27 abril, 2024

Últimas:

Botucatu tem a segunda maior produção de laranja do Brasil; 489,600 mil toneladas

Anúncios

Projeções feitas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou dados sobre a produção agrícola municipal (PAM), que coloca Botucatu como a segunda maior produtora de laranja do Brasil, no ano passado. A produção de laranja em Botucatu atingiu 489,60 mil toneladas, gerando um valor de R$ 195,84 milhões.

A área destinada à colheita de laranja na Cidade, de acordo com os dados divulgados, indicam que são 10.909 hectares. Pela ordem divulgada pelo levantamento PAM do IBGE, os dez maiores municípios produtores de laranja do Brasil estão em São Paulo: Casa Branca, Botucatu, Itapetininga, Colômbia, Iaras, Avaré, Buri, Angatuba e Santa Cruz do Rio Pardo. Fora do Estado de São Paulo, o maior produtor de laranja fica na Bahia, o município de Rio Real.

Anúncios

Questões relacionadas ao clima, adaptação das espécies cultivadas e a inexistência de pragas agressivas, fazem as regiões de Botucatu, Avaré e Itapetininga como as mais adequadas para a produção de laranja no Estado de São Paulo.

Nova fronteira

Anúncios

No momento está sendo formado um cinturão de produção de laranja na região centro sul do Estado, formado por Botucatu, Iaras, Avaré, Angatuba, Santa Cruz do Rio Pardo, Itapetininga e Buri. A dimensão da produção entre as maiores do Brasil pode ser constatada neste ano, com milhares de contratações de trabalhadores no setor agrícola, colocando Botucatu entre as cidades do Estado que mais empregaram, segundo levantamentos do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em Botucatu existem diversos pequenos agricultores da fruta, mas as grandes do setor, apontadas como oligopólios, estão presentes no município e em cidades da região: Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus. A densidade média de plantas por hectare é de 550 pés.

Limão e Tangerina

Botucatu também está entre as maiores produtoras de limão do Estado, com 7.344 toneladas da fruta. São aproximadamente 173 hectares de área destinada à colheita, com rendimento médio de 42.451 quilos por hectare. Ainda de acordo com o levantamento atualizado do IBGE, os produtores rurais de Botucatu produzem 2.754 toneladas de tangerina, em 90 hectares, com rendimento médio de 30.600 kg por hectare.

 Jornal Leia Notícias por Haroldo Amaral

Últimas

Aposta de Botucatu acerta Quina da Mega-Sena e fatura mais de R$ 52 mil

27/04/2024

Anúncios Na última quinta-feira, 25 de abril, um sortudo apostador em Botucatu teve motivos para comemorar...

Categorias