26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Técnica de Enfermagem, 1ª vacinada no HC, lembra de marido morto pela Covid: ‘Coração emocionado’

Anúncios

“Estou emocionada por ser a primeira a receber essa vacina porque estamos em uma guerra na qual a gente se perguntava quando ia acabar. Confesso que estou com meu coração muito emocionado pelo fato de que nesta terça-feira faz 6 meses que perdi meu esposo de 43 anos para doença. Tenho dois filhos que me dão grande força, mas eu agradeço a equipe do HC.”

O desabafo é da técnica de enfermagem Jacilene Rosa de Lima Almeida, de 40 anos, que foi a primeira pessoa do centro-oeste paulista a receber a dose inicial da vacina contra a Covid-19.

Anúncios

A aplicação aconteceu durante solenidade realizada nesta segunda-feira (18) no Hospital das Clínicas de Botucatu (SP), uma das seis unidades de saúde que foram listadas para receber as vacinas no estado de São Paulo no primeiro dia do programa.

De acordo com a profissional, enquanto tomava a vacina, se lembrou do pedido do marido de que não era para desistir da profissão.

Anúncios

“Quando meu marido estava internado aqui ele falou: ‘nunca abandona por nada essa profissão que eu acho linda, porque vocês são heróis e um dia vocês vão vencer, e não vou voltar mais. Nesse dia meu coração partiu e, por isso, dou graças a essa vacina porque estamos conseguindo vencer a doença”, ressalta.

A profissional ainda falou sobre a importância de seguir as medidas de distanciamento social. “Continuem usando máscara, evitando aglomeração, porque ainda está difícil”, diz.

Técnica de enfermagem que perdeu marido pela Covid é a primeira vacinada do centro-oeste paulista — Foto: Fábio Linhares/TV TEM
Técnica de enfermagem que perdeu marido pela Covid é a primeira vacinada (Foto: Fábio Linhares/TV TEM)

Vacinação

A solenidade contou com a presença do governador João Doria (PSDB), que chegou a Botucatu após participar do início da vacinação em Campinas, no hospital da Unicamp.

O dia, considerado histórico para o Brasil e também para os 2.220 profissionais de saúde que trabalham no HC de Botucatu, foi ainda mais especial para a técnica de enfermagem, que perdeu o marido em julho do ano passado por complicações da Covid-19. Apesar da tragédia familiar, Jasilene fez questão de continuar trabalhando na linha de frente do combate à Covid.

Além dela, também foram vacinadas nesta segunda-feira mais 27 profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 no HC de Botucatu, unidade considerada referência para o tratamento da Covid na região.

Dentre as profissionais que receberam a primeira dose da CoronaVac estavam a enfermeira Solene Sousa Vale, de 39 anos, e a residente da clínica médica geral Talins Alisson Artemis Lazzarin Silva, de 26.

Na solenidade, o governador falou sobre a entrega das vacinas no estado de São Paulo e criticou o governo federal.

“É surpreendente que o Ministério da Saúde, comandado por um general, que dizia ser especialista em logística, não consiga operar a logística da vacina. Que país é esse? Que não consegue fazer logística para vacina. Primeiro não compra seringa, depois não compra agulhas, depois não tem vacinas, depois ameaça o Instituto Butantan, não prepara ações futura de logística e ainda acrescenta-se a isso declarações negacionistas do presidente da república. É triste viver em um país onde em um momento em que disponibilizamos a vacina. E o governo não consegue fazer logística para chegar nos estados brasileiros. Felizmente no estado de são Paulo não dependemos do Ministério da Saúde”, afirma.

Lote de vacina CoronaVac chega ao Hospital das Clínicas de Botucatu — Foto: Pedro Zacchi/TV TEM
Vacina CoronaVac chega ao Hospital das Clínicas de Botucatu (Foto: Pedro Zacchi/TV TEM)

Antes da cerimônia, o dia foi de expectativa pela chegada das primeiras doses. Os caminhões que fazem o transporte da vacina saíram por volta das 8h do Centro de Distribuição e Logística (CDL) da capital e chegaram a Botucatu por volta das 16h50 carregados com mais de 4 mil doses da vacina.

Fonte: G1 – Foto: Pedro Zacchi/TV TEM

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias