22 de dezembro, 2024

Últimas:

Botucatu: Simulado na João Passos integra serviços de emergência e alerta motoristas sobre perigo do excesso de velocidade

Anúncios

Corpo de Bombeiros, Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192), Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) realizaram na manhã desta quinta-feira (1º de dezembro) um simulado de acidente de trânsito na Rua João Passos, próximo ao cruzamento com Rua Conselheiro Rodrigues Alves, no Centro de Botucatu.

A atividade recriou a situação de um capotamento de um carro e a colisão de uma moto com vítimas. Apesar de ser apenas um simulado e estar sinalizado, a cena chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam próximo ao local.

Anúncios

Além de alertar a população sobre os perigos do excesso de velocidade e a importância de se obedecer as sinalizações de trânsito, a ação buscou testar a agilidade das forças de segurança e de urgência/emergência e a integração de procedimentos entre elas em um possível caso semelhante na vida real.

De acordo com estatísticas do Corpo de Bombeiros, somente no primeiro semestre deste ano, a João Passos, um dos principais corredores de trânsito que liga o Centro à região Sul da Cidade, já registrou 13 acidentes com vítimas. Doze deles envolviam motocicletas.

Anúncios

O ano de 2016 tem sido um dos mais violentos para Botucatu no trânsito. De acordo com dados divulgados pelo INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), de janeiro a outubro, Botucatu já contabilizou 32 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito.

Diante desses números assustadores, o Município já criou um Comitê Local de Segurança Viária com objetivo de promover ações concretas como forma de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

“Além de bloqueios educativos e a utilização de radares eletrônicos, já estamos há algum tempo em um processo de diminuir o limite de velocidade das vias onde os acidentes ocorrem mais frequência. A João Passos com certeza é uma das nossas prioridades”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis.

“Vale ressaltar que com essas medidas que estamos adotando  de traffic calming (tranquilização do tráfego), conseguimos reduzir 32% no número de acidentes com vítimas comparando agosto de 2015 com agosto de 2016”, complementa.

Telefones de emergência em caso de acidentes de trânsito com vítimas

Bombeiros: 193

SAMU: 192

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Durante patrulhamento de rotina realizado no início da noite de ontem (20), a Força Tática da Polícia Militar realizou...

Categorias