Botucatu seguirá plano SP e comércio, restaurantes e academias ficarão fechados a partir de sábado (6); atendimento somente por delivery e drive-thru

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

O Prefeito Mário Pardini (PSDB) confirmou durante entrevista para uma rádio local, que a cidade de Botucatu seguirá o Plano SP a partir do sábado (6).

Saiba Mais: Botucatu: Sincomércio determina que lojas sigam o Plano SP e fechem as portas a partir deste sábado (6)

A cidade, que está há semanas na Fase Vermelha, não estava cumprindo a determinação do Estado em operar apenas com o chamados ” serviços essenciais”. Lojas, bares e restaurantes estavam abertos para atendimento ao público, visando minimizar os prejuízos econômicos.

Com a nova classificação, que colocou todo estado em situação de alerta para o aumento dos casos de Covid, o comércio da cidade de Botucatu deverá atender seus clientes em formato delivery ou sistema drive-trhu.

As academias também estarão fechadas e apenas atividades físicas individuais e ao ar livre são permitidas.

O Plano SP – Fase Vermelha

De acordo com o Plano SP (https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/), a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

As Prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital.

Por outro lado, qualquer medida local que abrande as restrições definidas pelo Estado será alvo de notificação administrativa por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional. As advertências serão informadas ao Ministério Público para possíveis sanções judiciais que garantam o cumprimento estrito das normas do Plano SP.

O Governo do Estado reforçou que toda a população precisa intensificar as ações pessoais de distanciamento social, uso de máscaras em qualquer ambiente, opção pelo teletrabalho e higiene constante das mãos para mitigar o avanço do coronavírus. A fiscalização estadual contra aglomerações, festas e eventos clandestinos recebe denúncias pelo telefone 0800 771 3541 ou e-mail [email protected].

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes