29 março, 2024

Últimas:

Botucatu registra queda de 81% dos casos positivos de Covid-19 após pico na contaminação

Anúncios

Botucatu (SP) registrou nova queda na média diária de novos casos de Covid-19 pela terceira semana consecutiva após as ações de vacinação em massa na cidade que faz parte da pesquisa sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca. No acumulado das três semanas, a redução dos casos chega a 81%.

De acordo com a prefeitura, foram confirmados apenas 27 casos por dia na cidade na última semana, dos dias 27 a 3 de julho, somando 189 casos no total, contra a média de 141 casos diários confirmados entre os dias 6 a 12 de junho, em que ocorreu o maior pico de novos casos desde o início da imunização em massa, com 988 casos positivos em apenas uma semana.

Anúncios

Segundo o pesquisador, Carlos Fortaleza, que é professor da Unesp e coordenador da pesquisa, a queda seguiu a expectativa inicial era de que a partir da segunda quinzena de junho, os registros de novos casos iriam começar a cair, o que realmente aconteceu.

Vacinação em Botucatu: casos de Covid tem mais uma semana de queda na cidade

Anúncios

Na última segunda-feira (28), a cidade já havia sido registrada uma queda de 71% nos casos da doença na cidade em duas semanas, quando a média de casos de Covid-19 passou de 141 para 40 por dia. (Veja no quadro abaixo).

Vacinação reduziu casos de Covid registrados em Botucatu — Foto: Arte/G1

Vacinação reduziu casos de Covid registrados em Botucatu — Foto: Arte/G1

Essa redução nos casos de internação também foi apontada pela prefeitura de Botucatu, segundo dados da Secretaria de Saúde Municipal. No dia 2 de junho houve um pico com 97 moradores de Botucatu internados e agora são 45, sendo essa uma queda de 51% nas internações pela doença.

82% da população com a 1ª dose

Pesquisadores que acompanham o estudo de efetividade da vacina veem essa queda pela terceira semana consecutiva já como reflexo da primeira dose da Oxford/AstraZeneca, mas o acompanhamento dos números pode reforçar essa relação.

O uso de máscara e distanciamento devem continuar sendo respeitados. A segunda dose está prevista para ser aplicada na primeira quinzena de agosto, segundo a prefeitura.

Botucatu está em primeiro lugar no número de doses aplicadas no estado de São Paulo, segundo dados do Vacinômetro. Dos cerca de 148 mil habitantes, 121.989 receberam a primeira dose, cerca de 82% da população geral. A população adulta, porém, está basicamente toda vacinada, de acordo com a prefeitura.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias