Anúncios
Um aqui, outro ali, e, aos poucos, a Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou a incrível marca de 609 veículos em estado de abandono nos últimos dois anos, em Botucatu.
Uma Lei Municipal (5.442/2013) prevê que os carros desprezados pelos proprietários sejam notificados com prazo de 10 dias para que a remoção para um local particular seja realizado. O que não ocorreu com frequência, fazendo com que os automóveis abarrotem o pátio municipal, pela multa de R$ 200,00 e taxas administrativas.
Anúncios
Como o desgaste dos veículos, muitas vezes acabam não compensando o pagamento da retirada, o Poder Público acaba leiloando após serem transcorridos 90 dias do prazo de retirada.
Segundo o comandante da GCM Sergio Bavia, a operação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) e Polícia Militar (PM). “Trata-se de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de drogas ilícitas, além de ser uma questão de saúde, visto que acumulam água tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue. A ideia principal é deixar a cidade limpa e segura”, afirmou o comandante por meio do departamento de comunicação da GCM.
Anúncios
Os principais bairros com carros abandonados foram Jardim Itamarati, Santa Maria I, Jardim Peabiru, Vila dos Lavradores, Vila Antártica, Jardim Ciranda, Jardim Eldorado, Jardim Brasil, Cohab I, Rubião Júnior e Centro.
Fonte: JCnet