Anúncios
Foto: Divulgação GCM de Botucatu
O frio que chegou à Botucatu nas últimas noites, fez a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificar as ações do programa Operação Migrante. Por meio da ronda e de ligações recebidas pelo telefone 199, a guarda identifica pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas e as encaminha à Central de Atendimento ao Migrante Itinerante Municipal (CAMIM). No local, elas são recepcionadas com alimentação e um lugar digno para pernoitar. Além disso, são assistidas pela equipe de assistentes sociais, que procura viabilizar tratamento e oportunidades que possam contribuir para que elas melhorem suas vidas.
Anúncios
A ação complementa a campanha “Não dê esmolas, dê oportunidade ao morador de rua”, lançada pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela visa o atendimento humanizado aos migrantes, que muitas vezes se encontram em tal condição por causa do álcool e das drogas. A campanha conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Segurança e Direitos Humanos, da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Polícia Militar, Arquidiocese Metropolitana de Botucatu e Conselho Municipal de Pastores.
Atendimento
Anúncios
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos, a GCM realizou 419 auxílios ao migrante em 2015. Somente neste mês de janeiro foram 50 casos. Para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento correto para sua situação, basta ligar para os números 190 (Polícia Militar), 199 (Guarda Civil Municipal) ou (14) 3882-8444 do próprio CAMIM. A Prefeitura de Botucatu também tem trabalhado para agilizar o projeto que viabilizará a construção da sede própria do CAMIM, que está funcionando provisoriamente na Rua Capitão Tito, nº 131, no Jardim Central.
Leia Notícias