19 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Primavera começa seca e quente

Anúncios

primavera, que começa às 22h54 deste sábado, 22, promete ser quente, com menos chuvas do que a média e deve sofrer influência do El Niño, fenômeno meteorológico que provoca o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. A estação termina no dia 21 de dezembro, às 20h22.

Na primavera, a atmosfera sai gradualmente do padrão seco, característico do inverno, e ganha o padrão úmido e quente típico do verão. Mas essa transformação não ocorre de uma semana para outra.

Anúncios

Segundo Felipe Pungirum, meteorologista da Climatempo, para o início da primavera há uma grande massa de ar seco que predomina no Sudeste. “No mês de outubro, vai chover um pouco menos que a média na região”, explica.

Os principais centros internacionais de meteorologia indicam probabilidade superior a 60% de ocorrência do El Niño na primavera. Com isso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva no Sul deverá ficar acima da faixa normal nos três Estados.

Anúncios

O Sudeste deve apresentar temperaturas acima da média e chuvas abaixo, exceto em algumas áreas de São Paulo onde pode haver, em novembro, chuvas fortes.

Plantas

O botânico Ricardo Henrique Cardim explica que o tempo mais seco pode influenciar negativamente na florada e frutificação das plantas. Por isso, é importante redobrar o cuidado com a hidratação. “Se as próximas semanas estiverem mais secas, é ruim porque esse é o períodos em que as plantas estão investindo todas as suas forças para frutificar e deixar descendentes. O calor, quando úmido, é bom para essa fase. Mas, sem chuva, pode haver complicações nesse processo”, diz.

Fonte: Estadão

Últimas

Operação Policial conjunta resulta na prisão de criminoso integrante do PCC e autor de tentativa de roubo em Botucatu

19/04/2024

Anúncios Uma operação policial coordenada pela Delegacia Especializada de Botucatu desencadeou a prisão de um criminoso...

Categorias