20 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Prefeitura pesquisa os nomes das pessoas que faltaram na Vacinação contra Covid e fará contato. Faltosos podem ir nos postos de saúde

Anúncios

Os faltosos das ações de vacinação em massa realizadas para completar a imunização da população adulta de Botucatu (SP) contra a Covid-19, como parte da pesquisa sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca, podem receber a 2ª dose do imunizante nos postos de vacinação da cidade a partir desta segunda-feira (16).

As pessoas devem procurar uma das 21 unidades de saúde da cidade das 8h às 17h durante a semana. Para receber o imunizante é preciso apresentar o número do CPF, documento com foto e a carteirinha de vacinação que comprova a aplicação da primeira dose.

Anúncios

A prefeitura informou que está fazendo um levantamento dos nomes destes faltosos das duas ações de imunização e que nesta terça-feira (17), a relação será entregue nos postos de vacinação, para que uma busca ativa destas pessoas seja feita por telefone solicitando que completem o ciclo de imunização.

A expectativa da prefeitura na ação do último sábado (14) era completar a imunização de 4 a 7 mil moradores da cidade. Destes, 5 mil seriam as pessoas que receberam a primeira dose no dia 22 de maio e os outros 2 mil os faltosos da ação do dia 8 de agosto.

Anúncios

No entanto, o balanço final divulgado pela prefeitura apontou que apenas 4.284 doses compareceram no local.

Já das pessoas 66.730 pessoas que haviam sido vacinadas no dia 16 de maio com a primeira dose, apenas 61.741 completaram a imunização na ação do dia 8 de agosto, que deu início a esta segunda etapa do estudo. Isto é, 4.989 moradores da cidade faltaram na primeira ação.

De acordo com a prefeitura, todos os esforços para conseguir vacinar toda a população adulta do município tem o objetivo de evitar o crescimento de novos casos de coronavírus na cidade.

Isso porque, depois de quedas sucessivas, o número de casos da doença vem aumentando na cidade. Na primeira semana do mês de agosto para a semana passada (16 ao dia 22 de agosto), o aumento de casos foi de quase 30%. Segundo a prefeitura, foram registrados mais de 30 casos durante a semana.

O número de mortes também vem crescendo em Botucatu, na primeira semana de agosto foi confirmada apenas uma morte pela doença, já na semana do dia 16 ao dia 22 de agosto, a prefeitura confirmou 3 mortes por Covid-19.

71,9% da população com a 2ª dose

Pesquisadores que acompanham o estudo de efetividade da vacina veem a queda de casos e internações como reflexo da primeira dose da Oxford/AstraZeneca, mas o acompanhamento dos números pode reforçar essa relação.

Até esta segunda-feira (16), Botucatu ocupa o 15ª lugar no número relativo de doses aplicadas no estado de São Paulo, segundo dados do Vacinômetro. Após esta ação, dos cerca de 148,1 mil habitantes de Botucatu, 106.546 receberam a 2ª dose, o que equivale a 71,9% moradores da cidade estão completamente imunizados.

Já em relação a primeira dose, foram 125.110 doses no município, o que equivale a 84,5% da população total. A população adulta, porém, está praticamente toda vacinada, de acordo com a prefeitura.

G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias