26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Pontilhão receberá projeto pioneiro de jardins suspensos

Anúncios

A paisagem de um dos cor­redores viários mais mo­vimentados de Botucatu deve mudar nos próximos meses. O pontilhão Ar­lindo Granado, na divisa entre a Avenida Floriano Peixoto e a Rua Major Ma­theus ganhará nova con­cepção paisagística com a implantação de jardins verticais.

Pelo menos é essa a in­tenção apresentada pelo Prefeito Mário Pardini (PSDB) e pelo Secretário Municipal de Infraestru­tura, André Peres, como forma de revitalizar a “Bai­xada da Fepasa” e o início da Vila dos Lavradores. O anúncio foi feito durante reunião com lojistas da região que pleitearam, também, a revitalização da Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi e outras obras de infraestrutura viária.

Anúncios

Os empresários propu­seram, inicialmente, a con­cepção de grafitagem nas paredes do pontilhão, com imagens que contassem a história da Vila dos Lavra­dores. A ideia é a mesma implantada nas paredes do Fórum das Artes, ao lado da Pinacoteca, na Avenida Dom Lúcio.

No entanto, tal ideia foi refutada pelo Prefeito que propôs a mudança da concepção paisagística do espaço. Serão implantados jardins verticais nos mes­mos moldes dos instalados em avenidas de São Paulo. O projeto, inclusive, está pronto e passará por pro­cesso licitatório ainda esta semana, segundo informa­ções da Secretaria de Co­municação.

Anúncios

Os jardins contarão com floreiras, plantas orna­mentais compatíveis com a luminosidade do local e sistema de irrigação. Toda a manutenção do espaço ficará a cargo da própria Prefeitura. “A revitaliza­ção tem como objetivo oferecer um ambiente mais bonito e agradável à população, aumentando o contato com a natureza, melhorando a qualidade do ar”, ressaltou o secre­tário municipal de Infraes­trutura, André Peres.

De acordo com o Secre­tário, a ideia inicial é estu­dar os impactos visuais e a melhora da absorção de poluentes. Diariamente trafegam pelo local mais e 20 mil veículos, confor­me estimativas da Semu­tran. Os maiores fluxos de carros, motos e cami­nhões, ocorrem das 11h às 13 horas e das 17h às 19 horas.

“Esse é um projeto pi­loto, que a princípio será implantado na área do pontilhão da antiga Fepa­sa, na Rua Major Matheus. Aproveitaremos as pare­des para implantação do jardim vertical. Mas a ideia é que outros pontos da cidade também sejam be­neficiados”, complementa Peres.

Não foram divulgados valores estimados a se­rem aplicados na implan­tação dos jardins e nem o cronograma para início da implantação dos novos jardins. Mas a expectativa é que até o final do ano os jardins estejam fixados nas paredes.

O pontilhão Arlindo Gra­nado é uma das mais an­tigas obras de engenharia viária de Botucatu. Cons­truído no final do século 19 para atender à chegada da ferrovia no município, passou décadas sendo o símbolo da “divisão” entre o “Bairro” e o Centro da Cidade.

Com o crescimento da zona urbana e as carroças dando lugar aos veículos motorizados, o espaço necessitava de obras para sua ampliação, fato que ocorreu no final da década de 1990, quando a antiga estrutura- mais estreita-deu lugar à atual concep­ção contendo duas pistas. Com o final da obra, rece­beu o nome de “Pontilhão Arlindo Granado”, confor­me estabelecido pela Lei 4018, de 23 de maio de 2000.

Fonte: Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias