26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Pessoas e animais são atacados por abelhas africanizadas no Convívio; assista ao vídeo da Vigilância Ambiental

Anúncios

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu foi acionada no último sábado, 08, pela Guarda Civil Municipal (GCM), para atender uma ocorrência de ataque de abelhas africanizadas no Convívio, Setor Sul da Cidade.

De acordo com informações do VAS, havia um enxame fixado no forro da residência, com as abelhas bastante agitadas. Segundo o relato, isso ocorreu após moradores terem tentado retirar o enxame de forma inadequada.

Anúncios

Ao chegarem no local, os profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde foram informados que algumas pessoas foram vítimas de picadas, assim como um cachorro e algumas galinhas. Os animais não teriam resistido e morreram no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para isolamento da área, para que não houvesse mais vítimas.

Anúncios

“Orientamos a população para não tentar realizar o manejo de enxames de abelhas africanizadas e vespas se não tiver conhecimento técnico para isso, pois acidentes envolvendo pessoas e animais poderão o ocorrer”, alerta a Vigilância Ambiental.

Ao se deparar com um enxame de abelhas africanizadas ou vespas, a VAS deverá ser acionada pelo (14) 3813-5055 ou através do número 199 da GCM, pois o manejo é realizado durante a noite (exceto de ninhos de vespas) e com as técnicas adequadas.

“Durante o período iluminado do dia, a VAS só realiza o manejo de ninhos de vespas e enxames que estão a uma distância superior a 300 metros de habitações, circulação de pessoas e criação de animais, para que não ocorra acidentes. Caso haja um ataque de abelhas e vespas, a orientação é que as pessoas deixem o local o mais rápido possível, protegendo, principalmente, cabeça e pescoço. Para que os animais não se tornem vítimas do ataque, importante não deixá-los presos ou confinados para que eles também possam escapar das ferroadas”, finalizou a Vigilância.

Leia Notícias

Últimas

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

Service Desk: CEO explica benefícios da implementação

26/04/2024

Bruna Boner, CEO da Globalweb, explica quais são os benefícios do Service Desk para as empresas...

Categorias