16 de julho, 2024

Últimas:

Botucatu: Pesquisadores estudam como melhorar qualidade da carne bovina

Anúncios

Todo o esforço para agilizar a engorda do gado e garantir o bem-estar dos animais é importante. Só que a pecuária brasileira sempre está em busca de avanços e melhorar a qualidade da carne está entre as preocupações.

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), junto com uma empresa especializada na certificação de carnes, identificou que pendurar a carcaça pelo osso pélvico tem resultado melhor e mais rápido, evitando a carne dura nos churrascos.

Anúncios

Segundo os pesquisadores, esse método é usado em outros países, mas no Brasil ainda bem pouco. E a adoção desse sistema poderia deixar a carne até 20% mais saborosa e suculenta.

Durante a pesquisa, a melhor qualidade dos cortes foi comprovada no laboratório de ciência da carne em Botucatu (SP). Em um dos testes, eles usam um equipamento que corta a carne já assada e simula a mastigação, para saber a força usada e ver se carne está macia.

Anúncios

Além do estudo dentro dos laboratórios, os pesquisadores também foram a campo para testar a qualidade da carne com os consumidores. Para isso, cerca de 100 voluntários passaram por uma degustação às cegas.

Bem-estar do gado pode influenciar na qualidade da carne

Eles puderam experimentar vários pedaços de contrafilé e dar notas, referente à textura, maciez e sabor. No final do experimento, eles constataram que realmente a carne da pesquisa tem mais qualidade e sabor do que as outras.

A conclusão da pesquisa e a técnica utilizada foram publicadas recentemente em uma revista internacional. Para os pesquisadores, embora o método demande menos investimentos, muitos frigoríficos podem não aderir, pois os bovinos pendurados pela pelve ocupam 30% mais espaço nas câmaras frias.

Mas, por outro lado, podem reduzir o tempo de maturação, algo que pode ser bom para todos, principalmente para quem vai consumir um produto melhor.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Conselho Federal de Medicina ressalta que o PMMA é seguro quando utilizado por profissional qualificado ...

Categorias