26 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Outubro Rosa é celebrado no HCFMB

Anúncios

Dia das Crianças, dos Professores, do Funcionário Público… o mês de Outubro é marcado por várias comemorações importantes, mas também é o tempo propício para se lembrar de uma situação nada agradável: o câncer de mama.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, devem ocorrer 57.120 novos casos de câncer de mama, sendo este um dos tipos mais comuns desta doença que tanto assusta e aflige as pessoas.

Anúncios

Por isso, o mês de outubro é marcado também pela conscientização e pela esperança. De acordo com o site do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada todos os anos para compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância de sua detecção precoce.

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), essa data é lembrada com várias atividades, como relata Regina Celia de Santi Lucio, da Gerência de Enfermagem. “A iniciativa de fazer algo no Outubro Rosa veio da Gerência de Enfermagem, com a nossa gerente Karen, que solicitou que fosse elaborado um projeto para divulgar o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Fizemos uma comissão e, desde julho, estamos programando algumas ações de divulgação.”, explica ela.

Anúncios

A Comissão é composta pelas seguintes profissionais: Karen Aline Batista da Silva (Gerente de Enfermagem), Regina Celia De Santi Lúcio (Diretora do Serviço Técnico Materno Infantil), Liriane Mariano Garita (Gerente do Núcleo de Ambulatórios), Elisiane Meameri (Coordenadora do PA da Mulher), Laura F. F. Pupo (Supervisora Técnica da Obstetrícia) e Andreia Yauch (Enfermeira – Supervisora Técnica da Ginecologia).

De acordo ainda com Regina, algumas ações pontuais foram feitas na Ginecologia e no Ambulatório e no Pronto Atendimento da Maternidade com uma decoração específica a fim de chamar a atenção para a causa. Também houve iniciativas isoladas tais como a da Central de Kits, seções administrativas, serviços tercerizados que, mesmo sem combinar com a Gerência, também fizeram sua parte na sensibilização da causa.

Na sala de espera do Pronto Atendimento da Maternidade e no Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), um vídeo está sendo exibido neste mês, em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), com o material do Ministério da Saúde e algumas reportagens ilustrativas para orientar as pessoas sobre como detectar o câncer de mama e fazer o autoexame. Além disso, os enfermeiros que atuam no atendimento das mulheres estão autorizados, neste mês, a vestirem camisas rosas.

“Houve grande contribuição e parceria do Departamento de Enfermagem na sensibilização corpo a corpo das alunas com o nosso publico interno: a professora Maria de Lourdes, da FMB, que está passando em estágio pela Ginecologia com alunos, prontificou-se a usar o estágio para orientação da população interna do HCFMB, falando das detecções precoces do câncer de mama e das pacientes que têm predisposição. Assim, foi feita a intervenção no último dia 6, divulgando e orientando as pessoas.

O próximo passo é esse mesmo grupo estar nas Enfermarias sensibilizando os profissionais do hospital, distribuindo folder explicativo cedido pela Secretaria de Saúde do Município e orientando quanto à necessidade de mamografia após os 40 anos. O Ambulatório Mion, aproveitando as festividades do Dia das Crianças também enfeitou seus corredores de espera com enfeites de cor rosa, para agradar filhos e mães.”, completa Regina.

Ainda segundo Regina, a última ação deste mês será uma caminhada, em parceria com o SESMT (Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho), que será realizada no próximo dia 22 de outubro, das 8h30 às 9h, saindo do PA da Maternidade e dando a volta em todo o Câmpus, para sensibilizar os colaboradores e as pessoas que estiverem no HCFMB e nos Ambulatórios naquele dia. Pede-se, se possível, que as pessoas que forem participar utilizem uma camiseta ou algum adorno rosa para marcar este momento de conscientização.

Fonte: 4 toques

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias