19 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Nutricionista de Botucatu alerta: “Pessoas acima do peso correm mais risco com o coronavírus”

Anúncios

A pedido do Jornal Leia Notícias, o nutricionista de Botucatu, Dr. Rafael Pinheiro, escreveu um artigo sobre a o aumento dos riscos da Covid-19 em pessoas que estão obesas. Leia abaixo:

Mais da metade da população brasileira está acima do peso. A obesidade atinge um a cada cinco brasileiros, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, divulgada em julho de 2019.

O aumento no Brasil é gradativo em todas as faixas etárias, tanto em homens, quanto em mulheres, crianças e idosos. De 18% a 20% são portadoras de obesidade.

A obesidade é o principal fator de risco para pessoas com menos de 60 anos infectadas pelo novo coronavírus, conforme dados do Ministério da Saúde.

Isso significa que elas apresentam quadros mais graves da doença, que se desenvolve mais rapidamente para a síndrome respiratória aguda grave (SARS) e outras complicações. O alerta foi dado logo no início da pandemia, mas ganha novamente destaque diante do número de óbitos e de casos de destaque.

É sabido que a obesidade é uma doença crônica, que pode levar a outras doenças, como diabetes, hipertensão, triglicerídeos e colesterol alto. Tem componente familiar, genético e comportamental, com as pessoas comendo muito mal cada vez mais e não praticando exercícios físicos. Então, é o consumo de mais caloria no organismo sem gasto. O que leva a uma proporção epidêmica.

No Brasil, mais de 55% da população está com sobrepeso, ou seja, com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25% e abaixo de 30%. A taxa de 30% confirma a obesidade.

Diante desses dados, que possamos ficar atentos e buscar uma mudança mais ampla quanto ao cuidado na nossa alimentação através de boas escolhas alimentares juntamente com a pratica diária de atividade física.

Dr. Rafael Pinheiro

Anúncios

Dr. Rafael Pinheiro é nutricionista, focado em em emagrecimento, reeducação alimentar, estética, performance esportiva, saúde e qualidade de vida.

Clínica Lótus – Rua Pinheiro Machado, 205 – Vila São Lúcio – Botucatu SP

Anúncios

Fones: (14) 99611-6816 / 99653-4523

Jornal Leia Notícias

Últimas

Setor logístico vem investindo em práticas ESG para promover sustentabilidade

Setor logístico vem investindo em práticas ESG para promover sustentabilidade

19/04/2024

O setor logístico está cada vez mais comprometido em adotar práticas ambientais, sociais e de governança...

Categorias